Uso da técnica de stop-motion como ferramenta de metodologia ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-60761

Palavras-chave:

Stop-motion, metodologias ativas, smartphones, animação.

Resumo

Este trabalho busca apresentar uma proposta de uso da técnica de animação em stop-motion, como ferramenta para viabilização de metodologias ativas em sala de aula, independentemente da disciplina e do tipo de conteúdo. No primeiro momento é feita uma explanação a respeito do conceito de metodologias ativas, seguido por uma breve explicação sobre a técnica de animação em stop-motion, com apresentação de três exemplos práticos. O texto é finalizado com uma explanação da proposta de uso da técnica como ferramenta pedagógica, utilizando objetos simples do cotidiano e um smartphone como base para produção dos vídeos animados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professor do Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás, Doutor em Arte e Cultura Visual, Mestre em Cultura Visual, Especialista em Arte Contemporânea, Educação e Patrimônio Histórico e Cultural e Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico.

Mônica Mitchell de Morais Braga, Instituto Federal de Goiás - IFG

Doutora em Arte pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Plásticas pela UFG. Especialista em Formação de Professores pela UCG (PUC-GO). Professora de Arte/Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Inhumas. Professora do Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES/IFG. Coordenadora Ensino Médio e Técnico da Pró-Reitoria de Ensino do IFG.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, F.; MITCHELL DE MORAIS BRAGA, M. Uso da técnica de stop-motion como ferramenta de metodologia ativa. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-60761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60761. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos