Brasilidade na música de Almeida Prado

Autores

  • Ingrid Barancoski UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n1a2021-53124

Palavras-chave:

Identidade Nacional, Música contemporânea, Almeida Prado, Música brasileira

Resumo

O artigo trata de questões de brasilidade na música de Almeida Prado, demonstrando esta presença em toda a sua trajetória, i.e., além do período conhecido como sua fase nacionalista entre 1960 e 1964. Discorro sobre os eventos e transformações na carreira do compositor no início da década de 1960, e amplio para as demais fases da sua trajetória. Comento suas posições estéticas, suas atuações em relação à música brasileira, e exemplifico com obras de diversos períodos e instrumentações. Utilizo citações de textos do próprio compositor, como cartas e entrevistas publicadas, e também texto de crítica da década de 1970.

 

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

BARANCOSKI, I. Brasilidade na música de Almeida Prado. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 99–115, 2021. DOI: 10.14393/OUV-v17n1a2021-53124. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53124. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos