Entre causos e cenas

o uso de narrativas orais na construção de dramaturgias

Autores

  • Thiago Henrique Fernandes Coelho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-48569

Palavras-chave:

Causos, Dramaturgia, Experiência

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o uso de narrativas orais para a construção de dramaturgias nas telenovelas de Benedito Ruy Barbosa, com recorte sobre a telenovela Paraíso (2009), na qual se estuda a representação de um contador de causos e como essas narrativas afetam a vida da população/personagens da referida telenovela. Também se faz relações com espetáculos teatrais que trazem narrativas orais para a construção da dramaturgia e da cena. Para tal abordam-se os espetáculos Campo Minado, direção de Lola Arias e Antígona, solo de Teresa Ralli. A partir da observação do uso de narrativas orais recolhidas em pesquisas de campo para a construção da dramaturgia, o pesquisador decide fazer o recorte para o presente artigo a partir de espetáculos que foram gerados a partir de narrativas orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

COELHO, T. H. F. Entre causos e cenas: o uso de narrativas orais na construção de dramaturgias. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 410–422, 2019. DOI: 10.14393/OUV-v15n2a2019-48569. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/48569. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Embrenhar a cena – corpos, poéticas, políticas.