Entre causos e cenas
o uso de narrativas orais na construção de dramaturgias
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-48569Palavras-chave:
Causos, Dramaturgia, ExperiênciaResumo
O artigo tem como objetivo analisar o uso de narrativas orais para a construção de dramaturgias nas telenovelas de Benedito Ruy Barbosa, com recorte sobre a telenovela Paraíso (2009), na qual se estuda a representação de um contador de causos e como essas narrativas afetam a vida da população/personagens da referida telenovela. Também se faz relações com espetáculos teatrais que trazem narrativas orais para a construção da dramaturgia e da cena. Para tal abordam-se os espetáculos Campo Minado, direção de Lola Arias e Antígona, solo de Teresa Ralli. A partir da observação do uso de narrativas orais recolhidas em pesquisas de campo para a construção da dramaturgia, o pesquisador decide fazer o recorte para o presente artigo a partir de espetáculos que foram gerados a partir de narrativas orais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.