Para além da realidade:

notas sobre a fotografia de Jeff Wall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-48352

Palavras-chave:

Jeff Wall, fotografia de quadro-vivo, realidade, ficção

Resumo

Este artigo busca discutir e propor notas sobre a fotografia de Jeff Wall para perceber como características que excedem a poética dos artista podem contribuir para a compreensão de fotografia de quadro-vivo, enquanto uma manifestação que se estabelece a partir de imagens construídas através de encenações e que extrapola noções de realidade para flertar com a ficção. Assim, parte-se inicialmente de uma análise de discursos históricos sobre a fotografia e sua identificação como fonte de registro do real para notar também a sua libertação enquanto representação fiel do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Donaduzzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Carlos Alberto Donaduzzi - Fotógrafo e Artista Visual. Doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Desenvolve pesquisa prática e teórica em fotografia participando de exposições desde 2010, em cidades como Porto Alegre – RS, Brasília – DF , Rio de Janeiro - RJ, Montevidéu, no Uruguai e em Los Angeles (Los Angeles Center of Photography - LACP) e Nova York (International Center of Photography - ICP) - EUA. Seu projeto artístico baseia-se na investigação do cotidiano, através de observações de momentos de intimidade e suas banalidades, fotografados em imagens digitais, analógicas e instantâneas.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

DONADUZZI, C. A. Para além da realidade:: notas sobre a fotografia de Jeff Wall. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 428–440, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-48352. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/48352. Acesso em: 17 ago. 2022.