Experiências pessoais na cena contemporânea: considerações em torno ao entrecruzamento entre o real e o ficcional

Autores

  • María Mercedes Rodriguez Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV16-v11n1a2015-11

Palavras-chave:

Performance, Pesquisa em artes, Direção teatral, Processos criativos, Atuação.

Resumo

Neste artigo me proponho refletir acerca das tensões e entrecruzamentos entre o real e o ficcional na cena teatral contemporânea. Para isso, vou me focar no ciclo "Proyecto Archivos", experiência teatral da diretora argentina Viviana Tellas, que convoca intérpretes não profissionais para elaborar uma dramaturgia a partir das suas biografias e experiências pessoais. Seguindo esta perspectiva, me interessa confrontar o fenômeno do auge do teatro documentário na atualidade com o fenômeno da espectacularização da vida privada e cotidiana nos meios massivos de comunicação, e analisar seus possíveis pontos de contato, de ruptura e de afastamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Mercedes Rodriguez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

María Mercedes Rodríguez, é atriz e professora de teatro. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina -CEART/UDESC.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

RODRIGUEZ, M. M. Experiências pessoais na cena contemporânea: considerações em torno ao entrecruzamento entre o real e o ficcional. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 184–197, 2015. DOI: 10.14393/OUV16-v11n1a2015-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31204. Acesso em: 29 nov. 2022.