Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior

um estudo realizado com a ferramenta App Inventor

Autores/as

  • Daniel Antonio Karling UFPR
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.48089

Palabras clave:

Pensamento Computacional; App inventor; Aprendizagem; Ensino; Computação.

Resumen

O desenvolvimento do pensamento computacional constitui um dos grandes desafios para alunos no ensino superior, visto que os conceitos relacionados a esse campo não são trabalhados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Quando chegam ao ensino superior, principalmente nos cursos de computação, a maioria desses alunos, por possuir essa lacuna em sua formação, enfrenta muitas dificuldades em disciplinas que necessitam de um poder de abstração maior e requerem competências no que diz respeito à capacidade de resolução de problemas, habilidade analítica etc. Face a essa questão, no presente relato, apresenta-se um estudo que envolveu alunos do curso de Licenciatura em Computação na construção de aplicativos para Android, utilizando a plataforma App inventor como estratégia pedagógica para o desenvolvimento do pensamento computacional. O embasamento teórico introduziu o debate acerca do pensamento computacional, bem como os principais aspectos da Plataforma App Inventor. Em termos metodológicos, foram adotadas técnicas de abordagem exploratória, por ser esse o primeiro estudo realizado no Curso de Licenciatura em Computação, aplicação de oficinas que envolveram o conhecimento e utilização da plataforma App inventor.  Para avaliar os aplicativos desenvolvidos, optou-se pela avaliação por pares, mediante rubricas nas quais os próprios alunos julgaram os trabalhos dos colegas e também por meio de análise conjunta das atividades. Os resultados apontam que a atividade representou um ganho cognitivo satisfatório, contribuindo para que os alunos participantes aprendessem conceitos abstratos de forma lúdica e engajada.

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Biografía del autor/a

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências da Educação área de especialização em Tecnologia Educativa. Professora da Universidade Federal do Paraná.

Citas

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Publicado

2019-05-07

Cómo citar

KARLING, D. A.; LISBÔA, E. S. Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior: um estudo realizado com a ferramenta App Inventor. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 58–69, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.48089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/48089. Acesso em: 5 nov. 2024.