Um modo de significar a formação docente pelo olhar do professor-formador

Autores/as

  • Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez Faculdade de Educação da Unicamp, departamento de Psicologia e Educação.

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.47059

Palabras clave:

Significação, Narrativa reflexiva, Formação continuada, Formação de professores.

Resumen

As qualidades descritivas e reflexivas da escrita narrativa permitem, ao sujeito que a escreve, adentrar nas dimensões históricas e sociais de sua trajetória profissional e nas interrelações que o formam. Esse tipo de escrita torna-se um modo possível de se questionar os sentidos das práticas profissionais e transgredir possíveis ações que não se modificam. Partindo desse contexto, o presente trabalho propõe tecer um diálogo sobre os sentidos e significados que perpassam as dinâmicas de formação continuada de professores, mas pelo olhar de quem as planejou – sujeito que denominamos como professor-formador. Para tanto, com o aporte teórico da psicologia Histórico-Cultural e metodológico do paradigma indiciário, analisaremos as narrativas reflexivas escritas de uma professora-formadora, elaboradas a partir de suas experiências como responsável por cursos de formação continuada sobre a prática pedagógica para professores e educadores de uma rede pública de ensino paulista.  A narrativa escrita das experiências da professora-formadora se tornou um modo de elaborar novos planos de ação  formativas diante daquilo que ela observou ser importante para os professores e educadores aprenderem sobre o planejamento pedagógico nos cursos. Assim, o conceito de formação, como algo dinâmico e a ser construído no percurso, tornou-se motivo de reflexão.

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Biografía del autor/a

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Faculdade de Educação da Unicamp, departamento de Psicologia e Educação.

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), na área de Ensino e Práticas Culturais. Participou de diversos projetos de pesquisa e extensão relacionados a Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Especial e Educação Infantil. Na Prefeitura Municipal de Campinas, trabalhou como professora de Educação Infantil(2010-2014) atuando também como professora formadora em cursos de formação continuada oferecidos por esta instituição. Atuou, também, como membro, de comissões técnicas sobre a carreira do magistério e em eventos de elaboração do Currículo da Educação Infantil do referido Município. Participou de diversos seminários sobre educação na School of Education (University of Bristol-UK), desenvolvendo na mesma cidade, no ano de 2015, um trabalho voluntário na escola de Educação Infanti Tots Day Nursery. Atualmente é doutoranda no curso de pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, vinculada ao grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL.

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Publicado

2019-08-27

Cómo citar

MARTINEZ, A. O. de O. M. Um modo de significar a formação docente pelo olhar do professor-formador. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 428–452, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.47059. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/47059. Acesso em: 22 nov. 2024.