A Formação docente no âmbito do NUCLI-ISF/ UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade

Autores/as

  • Jamila Viegas Rodrigues UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.43269

Palabras clave:

Complexidade. Professor. IsF.

Resumen

O presente artigo apresenta os fatores que se destacaram durante a formação de seis professores no âmbito do Nucli-DRI/IsF-UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade. Isso implica em compreender e estudar a formação docente de modo a reconhecer e prestar conta de sua complexidade ao invés de reduzi-la. A visão da linguagem e do ensino-aprendizagem como sistemas adaptativos complexos (SACs) (LARSEN-FREEMAN, 1997; DAVIS; SUMARA, 2007; CAMERON; LARSEN-FREEMAN, 2008), ou seja, dinâmicos, não-lineares e adaptativos, permite uma análise ecológica das experiências dos professores em sala de aula e em interação com outros professores. A coleta de dados experienciais foi em uma entrevista individual, após aproximadamente um ano de participação no programa IsF, em que os professores foram levados a refletir sobre a sua formação linguística, pedagógica, acadêmica, profissional e pessoal ao longo da trajetória. A análise das entrevistas nos mostrou que a amizade e interação entre os professores participantes do Programa IsF emergiu como elemento desencadeador de caos e também auto-organização do SAC de formação destes professores. Por exemplo, uma professora apontou que a interação em língua inglesa e o incentivo dos colegas com relação ao seu conhecimento linguístico proporcionaram uma maior segurança para ensinar que se expandiu para o campo pessoal de sua vida. Adicionalmente, a junção entre teoria e prática nos mostrou que a conscientização sobre a complexidade dos fatores envolvidos na formação de professores emergiu como elementofacilitador para a auto-organização e coadaptação entre a equipe IsF enquanto grupo, colaborando com a profissionalização e minimizando frustrações individuais e coletivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAMERON, L.; LARSEN-FREEMAN, D. Complex systems and applied linguistics.International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n. 2, p. 226-239,jul. 2007.

DAVIS, BRENT; SUMARA, DENNIS. Complexity Science and Education: Reconceptualizing the Teacher’s Role in Learning. Interchange, v. 38, n. 1, p. 53-67, mar. 2007.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/ Complexity Science and Second Language Acquisition.Applied Linguistics, vol. 18, n. 2, p. 141-165, jun. 1997.

MICCOLI. A evolução da pesquisa experiencial: uma trajetória colaborativa. In: MICCOLI, L. (Org). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas: Pontes, p.17 – 75, 2014.

SADE, Liliane Assis. FractalsandFragmentedIdentities in Language Acquisition.In: GONÇALVES, G.R., ALMEIDA, S.R.G., PAIVA, V.L.M.O., RODRIGUES-JÚNIOR, A.S. (Org). New Challenges in Language and Literature, FALE/UFMG, p. 109-127, 2009.

VAN GEERT, P. Dynamic systems of development: Change between complexity and chaos. Hertfordshire, UK: Harvester Wheatsheaf, 1994.

Publicado

2019-07-29

Cómo citar

RODRIGUES, J. V. A Formação docente no âmbito do NUCLI-ISF/ UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 240–251, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.43269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/43269. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente