PESQUISA E LEITURA EM FOCO

UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS VOLTADA PARA O ENSINO DE ORTOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.40-54

Palabras clave:

Ensino de ortografia, leitura e pesquisa, jogos

Resumen

O presente artigo parte de uma pesquisa voltada para a produção de uma proposta de atividade para o ensino de língua portuguesa baseada na Pedagogia dos Multiletramentos, que considera a multiculturalidade da sociedade globalizada e a multimodalidade dos textos que a constituem. A proposta de atividade aqui apresentada sugere que seja feito um trabalho intenso com leitura e pesquisa, utilizando o meio digital como suporte para estudo de questões relacionadas à ortografia. Os alunos serão instigados a realizar uma pesquisa para análise de regras ortográficas e seus usos correntes em perfis de redes sociais. Com este trabalho o professor poderá explorar a diversidade linguística e cultural da sociedade contemporânea, além de possibilitar o contato com vários gêneros textuais. A proposta também aborda o ensino de ortografia por meio do Jogo Soletrando, proporcionando o divertimento e o aprendizado dos alunos de forma lúdica e interessante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Nunes Xavier Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Uberlândia. Aluna mestranda do curso de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. vol. 2. Brasília, 1997.

DUDENEY, G, HOCLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.

ROJO, R. H. R. ;MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, B. DOLZ. J. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.

Publicado

2019-01-05

Cómo citar

SANTOS, T. N. X. PESQUISA E LEITURA EM FOCO: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS VOLTADA PARA O ENSINO DE ORTOGRAFIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 40–54, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.40-54. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40699. Acesso em: 22 nov. 2024.