A literatura infantil e suas contribuições para o processo criativo na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.216-230Resumen
O processo de ensino e aprendizagem no contexto da Alfabetização Inicial foi orientado pela Profa. Ma. Márcia Martins de Oliveira Abreu e desenvolvido durante o ano de 2014 com os alunos do 1º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU, em Uberlândia/MG. O projeto teve como objetivo a ampliação do universo de histórias adquiridas pelos alunos por meio da literatura infantil e da produção criativa oral e escrita. Para o alcance desses objetivos, foram desenvolvidas várias ações, quais sejam: propiciar o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, tais como as fábulas e os contos de fadas, por meio de leituras, dramatizações, trabalhos em grupo para identificação das falas dos personagens e das características dos gêneros em estudo, com a contação de histórias e com a produção escrita desses gêneros, contribuindo para o processo de desenvolvimento das competências referentes à leitura e à escrita dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.