EXPERIENCIA(S) ESPACIALES EN IMÁGENES: LINEAS DE FUGA ENTRE PINTURAS, FOTOGRAFIAS Y VIDEO

Autores/as

  • Sandra GOMEZ Maestría en Educación, orientación en Ciencias Sociales de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Tandil, Argentina.

Palabras clave:

experiência estética, fotografias, pintura, geografia escolar

Resumen

Neste trabalho, aspiramos à possibilidade de entrar em diálogo com a Geografia, a Arte e a Educação em ações de reconstrução, para imaginar e revelar os sentidos da questão ambiental. A intenção é promover a experiência estética por diferentes itinerários, abordando a realidade por meio de imagens. Apresentamos os resultados da pesquisa que teve por objetivo investigar modos de habitar as imagens como pensamentos visuais, com a mobilização da sensibilidade dos sujeitos, a partir da abertura e da introdução à imaginação e à criação de espacialidades - como uma possibilidade de pensamento e de experiência visual. Para tanto, apresentamos os registros das diferentes formas de olhar para as questões ambientais, que surgiram a partir de diferentes experiências realizadas com os alunos da Educação Básica e do Ensino Superior Secundário da cidade de Tandil - Argentina. As composições escapam à linearidade espacial, convidando-nos a viajar, a sentir distâncias de escoamento existente entre as fronteiras, entre o real e o fantástico, entre o indivisível e o invisível, entre o racional e o emocional, entre a verdade e a confabulação rumo a uma Geografia possível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-07-12

Cómo citar

GOMEZ, S. EXPERIENCIA(S) ESPACIALES EN IMÁGENES: LINEAS DE FUGA ENTRE PINTURAS, FOTOGRAFIAS Y VIDEO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/35044. Acesso em: 21 dic. 2024.