A PRÁTICA COTIDIANA DOS EDUCADORES DE BEBÊS DE 0 A 2 ANOS

Autores/as

  • Daiane Horn Centro Universitário Univates
  • Maria Isabel Lopes Centro Universitário Univates

Palabras clave:

Educação Infantil, estimulação precoce, prática pedagógica

Resumen

A Educação Infantil foi institucionalizada no Brasil como um direito da criança. Tanto pelas necessidades das famílias quanto pela importância das experiências da primeira infância, cresce a cada dia a procura por essas instituições. Assim, desde muito cedo, as crianças frequentam escolas de Educação Infantil e ficam aos cuidados de profissionais da educação. O presente estudo, realizado como trabalho de conclusão de curso de especialização em Ações em Estimulação Precoce, teve como objetivo pesquisar se nas práticas cotidianas dos educadores de bebês de 0 a 2 anos de um município de pequeno porte do Vale do Taquari - RS, existe a estimulação precoce. A pesquisa classifica-se como de campo, exploratória descritiva, de caráter qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram uma entrevista semi-estruturada e observações da prática dos educadores participantes. Os dados quantitativos serão apresentados na forma de tabelas e os qualitativos, abordados através da análise de conteúdo. O estudo comprovou que a grande maioria dos educadores pesquisados não utiliza a estimulação precoce em suas práticas cotidianas.

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Biografía del autor/a

Daiane Horn, Centro Universitário Univates

Publicado

2015-07-27

Cómo citar

HORN, D.; LOPES, M. I. A PRÁTICA COTIDIANA DOS EDUCADORES DE BEBÊS DE 0 A 2 ANOS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/29400. Acesso em: 23 jul. 2024.