Os jogos e as brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental da Eseba/UFU

Autores/as

  • Nádia Carvalho Arcênio Fraga, Laís de Castro Agrinito e Caroline Reis Costa

Resumen

Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato das experiências docentes vivenciadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (Alfabetização Inicial) na Escola de Educação Básica da UFU. O relato objetiva analisar o papel dos jogos e das brincadeiras no processo de intervenção das atividades desenvolvidas em sala e avaliar suas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, ao longo do texto, são pautadas algumas experiências de brincadeiras e jogos desenvolvidos na sala de aula, os quais evidenciam avanços dosResumo: O presente trabalho trata-se de um relato das experiências docentes vivenciadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (Alfabetização Inicial) na Escola de Educação Básica da UFU. O relato objetiva analisar o papel dos jogos e das brincadeiras no processo de intervenção das atividades desenvolvidas em sala e avaliar suas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, ao longo do texto, são pautadas algumas experiências de brincadeiras e jogos desenvolvidos na sala de aula, os quais evidenciam avanços dos alunos no processo de alfabetização e em relação ao interesse dos mesmos nas atividades propostas, tanto nas individuais como nas coletivas. De acordo com as práticas retratadas, evidenciou-se que os jogos e as brincadeiras criam oportunidades para as crianças se sentirem parte de um grupo, para fazerem e encontrarem amigos, para desenvolverem o companheirismo, a competitividade positiva e o respeito às regras, além de promover uma aprendizagem significativa. Portanto, apontamos para a relevância de se repensar a prática docente, construindo alternativas lúdicas, pois, ao compreender a importância dos jogos e das brincadeiras como recursos que visam ao desenvolvimento cognitivo e social da criança, o professor tem o importante papel de favorecer, paulatinamente, no cotidiano de sua prática pedagógica, o uso desses recursos para fazer o aluno progredir. alunos no processo de alfabetização e em relação ao interesse dos mesmos nas atividades propostas, tanto nas individuais como nas coletivas. De acordo com as práticas retratadas, evidenciou-se que os jogos e as brincadeiras criam oportunidades para as crianças se sentirem parte de um grupo, para fazerem e encontrarem amigos, para desenvolverem o companheirismo, a competitividade positiva e o respeito às regras, além de promover uma aprendizagem significativa. Portanto, apontamos para a relevância de se repensar a prática docente, construindo alternativas lúdicas, pois, ao compreender a importância dos jogos e das brincadeiras como recursos que visam ao desenvolvimento cognitivo e social da criança, o professor tem o importante papel de favorecer, paulatinamente, no cotidiano de sua prática pedagógica, o uso desses recursos para fazer o aluno progredir.

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Publicado

2014-09-12

Cómo citar

CAROLINE REIS COSTA, N. C. A. F. L. de C. A. e. Os jogos e as brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental da Eseba/UFU. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27471. Acesso em: 22 jul. 2024.