ORGANIZAÇÃO DE UMA OLIMPÃADA INTERNA DE MATEMÁTICA PARA QUARTOS E QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDALMENTAL: CONTRIBUTO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Palabras clave:
Formação docente, Olimpíada de matemática, experiências vivenciadas.Resumen
Este texto configura-se como um relato de experiência vivenciado por um professor de matemática enquanto orientador de duas bolsistas/graduandas em um projeto de organização e realização de uma olimpíada interna de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, vinculado ao Programa de Bolsas de Graduação da Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. O presente trabalho traz reflexões e considerações sobre possíveis contribuições que as atividades demandadas pelo projeto puderam promover para a formação das futuras professoras. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se: a elaboração de estratégias para divulgação e motivação dos alunos; leituras e discussões sobre avaliações, inclusive em larga escala; elaboração de instrumentos de coleta de dados, no caso, o questionário; elaboração de itens de múltipla escolha, além da própria con/vivência entre alunas de diferentes cursos de formação. Entende-se que o processo de formação docente depende das vivências, experiências, oportunidades e do próprio conhecimento construído, ou seja, da trajetória e da história de vida de cada professor. Dessa forma, acredita-se que as experiências vivenciadas pelas bolsistas tenham se configurado como um importante fator na construção dos seus saberes e conhecimentos e, que estes, contribuam para as suas futuras práticas docentes.Descargas
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