Educação científica e educação ambiental: aproximações em um programa de atividades voltado a crianças e adolescentes

Autores/as

  • Lérida de Oliveira

Resumen

A Educação Científica prioriza a descoberta de objetos e fenômenos da natureza a partir da realização de experimentos simples. A Educação Ambiental fomenta o desenvolvimento da postura crítica necessária à preservação do meio ambiente. O presente estudo tem como objetivo discutir aproximações entre Educação Científica e Educação Ambiental, utilizando como recurso ilustrativo atividades realizadas junto a crianças e adolescentes vinculados a uma entidade assistencial. Tais atividades se inseriram no contexto do projeto "ABC na Educação Científica - A Mão na Massa". Os resultados obtidos revelaram que a problematização favoreceu o engajamento nos experimentos propostos, sendo que todos eles - coleta de água, vegetação e fauna, medição de temperatura, umidade e minerais, dentre outros - forneceram subsídios para o diagnóstico ambiental em um parque municipal. O emprego de materiais específicos - como termo-higrômetro, balança e fita métrica, por exemplo - tornou as atividades mais lúdicas, fazendo da solução dos problemas motivo de alegria para os participantes. Portanto, os resultados obtidos sugerem que o esquema "do questionamento ao conhecimento, passando pela experiência" preconizado em Educação Científica se mostra potencialmente proveitoso para a compreensão das múltiplas relações dos seres humanos com a natureza, o que é imprescindível para o êxito de ações em Educação Ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-03-29

Cómo citar

OLIVEIRA, L. de. Educação científica e educação ambiental: aproximações em um programa de atividades voltado a crianças e adolescentes. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14730. Acesso em: 22 nov. 2024.