Educação científica e educação ambiental: aproximações em um programa de atividades voltado a crianças e adolescentes
Resumen
A Educação Científica prioriza a descoberta de objetos e fenômenos da natureza a partir da realização de experimentos simples. A Educação Ambiental fomenta o desenvolvimento da postura crítica necessária à preservação do meio ambiente. O presente estudo tem como objetivo discutir aproximações entre Educação Científica e Educação Ambiental, utilizando como recurso ilustrativo atividades realizadas junto a crianças e adolescentes vinculados a uma entidade assistencial. Tais atividades se inseriram no contexto do projeto "ABC na Educação Científica - A Mão na Massa". Os resultados obtidos revelaram que a problematização favoreceu o engajamento nos experimentos propostos, sendo que todos eles - coleta de água, vegetação e fauna, medição de temperatura, umidade e minerais, dentre outros - forneceram subsídios para o diagnóstico ambiental em um parque municipal. O emprego de materiais específicos - como termo-higrômetro, balança e fita métrica, por exemplo - tornou as atividades mais lúdicas, fazendo da solução dos problemas motivo de alegria para os participantes. Portanto, os resultados obtidos sugerem que o esquema "do questionamento ao conhecimento, passando pela experiência" preconizado em Educação Científica se mostra potencialmente proveitoso para a compreensão das múltiplas relações dos seres humanos com a natureza, o que é imprescindível para o êxito de ações em Educação Ambiental.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.