Atendimento educacional especializado: análise
Resumen
Este trabalho pretende refletir sobre o Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.), enfocando uma experiência específica no Ensino de Matemática, iniciada em agosto de 2008, numa escola da rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Para analisar essa experiência, à luz das elaborações de Menin (2005) e Piaget (1983), são discutidos aspectos referentes à gênese das políticas públicas na perspectiva da educação especial, buscando amparo nas diretrizes nacionais e municipais, e a importância da construção do pensamento lógicomatemático no processo de desenvolvimento global do indivíduo e na sua formação humana e intelectual. Os resultados da análise dos dados permitem afirmar que a inclusão desse aluno no ensino regular, a partir do apoio do Atendimento Educacional Especializado, possibilita a ele elementos necessários para que possa construir uma representação de mundo, sendo capaz de transformá-lo, e se tornar um adulto participativo e autônomo. Para tanto, o ensino de Matemática desempenha importante papel na formação básica do cidadão, na estruturação do seu pensamento, na resolução de problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimento em outras áreas curriculares.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.