DOCUMENTAÇÃO: ALGO POSSÍVEL EM UMA BRINQUEDOTECA

Authors

  • Analúcia de Morais Vieira, Bruna L. Barbosa Morais, Larissa Vilela Campos e Pamêla Oliveira Brito ESEBA Escola de Educação Básica da UFU

Keywords:

Brinquedoteca, Documentação, Brincadeira.

Abstract

O presente texto tem como objetivo, apresentar um relato de experiência que foi desenvolvido em 2013, pela professora responsável da Brinquedoteca da ESEBA - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG e por alunas bolsistas da PROGRAD da Graduação em Pedagogia da UFU. Nossa intenção era tentar compreender como as crianças brincam, do que elas brincam, o que as crianças fazem ao brincar e como podemos possibilitar avanços no aspecto de suas escolhas do brincar. Para se realizar esta investigação utilizamos como ferramenta a documentação pedagógica, que é um recurso o qual nos permite observar, registrar e analisar a experiência vivida pelas crianças neste espaço. Entendemos que o brincar é fundamental e favorece a descoberta, uma vez que auxilia a criança na concentração, na observação, na percepção, na análise e no estabelecimento de hipóteses, e possibilita o desenvolvimento cognitivo, psíquico, social, das mesmas. Portanto, além de apresentarmos a importância do brincar, relatamos como as crianças brincam, estabelecem relações e interrelações, produzindo e transformando sua cultura, criando assim, um papel social o que permite que elas possam compor sua identidade enquanto cidadã.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Analúcia de Morais Vieira, Bruna L. Barbosa Morais, Larissa Vilela Campos e Pamêla Oliveira Brito, ESEBA Escola de Educação Básica da UFU

Professora doutora em Educação na área da Educação Infantil

Published

2015-03-01

How to Cite

PAMÊLA OLIVEIRA BRITO, A. de M. V. . B. L. B. M. . L. V. C. e. DOCUMENTAÇÃO: ALGO POSSÍVEL EM UMA BRINQUEDOTECA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27263. Acesso em: 22 nov. 2024.