A moça tecelã
uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64123Palavras-chave:
LEITURA, COMPREENSÃO, A MOÇA TECELÃ, CONHECIMENTOS P´RÉVIOSResumo
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de leitura e compreensão de texto a partir do conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Partimos do pressuposto de que o sentido do texto é resultante de operações comunicativas e processos linguísticos sociocomunicativos, dessa forma, permite ao leitor contribuir para a tessitura do texto. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de cunho qualitativo. Para os fundamentos teóricos, o estudo foi feito com base em Solé (1998), Isola (2001), Koch (2003), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com o conto pressupõe um leitor participativo que busque construir os sentidos a partir das informações implícitas presentes no texto, tendo a escola papel fundamental na formação de leitores proficientes.
Palavras-chave: Leitura; Compreensão; A moça tecelã; Conhecimentos prévios;
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