A moça tecelã

uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64123

Palavras-chave:

LEITURA, COMPREENSÃO, A MOÇA TECELÃ, CONHECIMENTOS P´RÉVIOS

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de leitura e compreensão de texto a partir do conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Partimos do pressuposto de que o sentido do texto é resultante de operações comunicativas e processos linguísticos sociocomunicativos, dessa forma, permite ao leitor contribuir para a tessitura do texto. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de cunho qualitativo. Para os fundamentos teóricos, o estudo foi feito com base em Solé (1998), Isola (2001), Koch (2003), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com o conto pressupõe um leitor participativo que busque construir os sentidos a partir das informações implícitas presentes no texto, tendo a escola papel fundamental na formação de leitores proficientes.

Palavras-chave: Leitura; Compreensão; A moça tecelã; Conhecimentos prévios;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Luiza Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1133-7760; e-mail: luizalaraa@hotmail.com.

Referências

ABAURRE, M.L. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. de Arlene Caetano. 21. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática / Rildo Cosson. – 2. ed., 6ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2016.

DELL'ISOLA, Regina. L.P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

GOTLIB, N.B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.

KATO, M. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1995.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2000.

KOCH, I.V. Desvendando os segredos do texto. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCUSCHI, L. Leitura como processo inferencial num universo cultural cognitivo. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.) Estado de Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras. P 95 – 124, 1985.

PRODANOV, C; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

SANTOS, L. L. A moça tecelã: uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64123. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64123. Acesso em: 22 nov. 2024.