A “outra coisa”

ensino de composição artística mediado por vídeo e o uso de tecnologia como estratégia no contexto da pandemia covid-19

Autores

  • Mariana Andraus Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60103

Palavras-chave:

Ensino de dança, dança e tecnologia, Pandemia covid-19

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre relações entre dança e tecnologia dentro do período do isolamento social imposto pela pandemia covid-19, procurando analisar repercussões da transposição do formato presencial para o remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRAUS, M. B. M. A poesia da luta: um olhar voltado para a gestualidade do estilo de gongfu louva-a-deus como estímulo para uma criação coreográfica. Dissertação de Mestrado em Artes. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: [s.n.], 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284288

ANDRAUS, M. B. M. Dança e arte marcial em diálogo: um estudo sobre o sistema de gongfu louva-a-deus e o ensino de improvisação em dança. Dissertação de Mestrado em Artes. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: [s.n.], 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284585

ANDRAUS, M. B. M. Ator, dobrador de tempo. Sala Preta (USP), v. 18, p. 273-284, 2018a.

ANDRAUS, M. B. M. Videoscene as a possibility of scenic time resignification and expansion. Advances in Social Sciences Research Journal, v. 5, p. 1-14, 2018b.

BALESTRINI, E. M. Interação e arte nos meios digitais. In: Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/Forum/EstelaBalestrini.pdf Acesso em 25/07/2020

FACEBOOK. Postagem sobre os trabalhos no perfil pessoal da autora. Disponível em: https://www.facebook.com/mariana.b.andraus/posts/10159777895307678 Acesso em 21/06/2021.

FORTIN, S. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do GIPE-CIT. Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Extensão em Contemporaneidade, Imaginação e Teatralidade, n. 2, p. 40-55, 1999.

FULLER, L. La Danse Serpentine. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YA1RV2R4cgg Acesso em 25/07/2020.

GINGER, S. Gestalt: uma terapia do contato. Serge Ginger e Anne Ginger. Tradução Sonia de Souza Rangel. São Paulo: Summus, 1995. ISBN: 85-323-0452-4.

NOVAIS, M. de M. F. A Fantástica Fábrica de Chocolate: Uma Abordagem Narrativa Sobre o Cinema Digital. Dissertação de Mestrado em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: [s.n.], 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9PWKA4/1/a_fant_stica_f_brica_de_chocolate_uma_abordagem_narrativa_sobre_o_cinema__digital___marina_de_morais.pdf Acesso em 25/07/2020.

PÁGINA DO MCTIC. Portaria MCTIC nº 1.122, de 19.03.2020. Disponível em:

http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/legislacao/portarias/Portaria_MCTIC_n_1122_de_19032020.html Acesso em 25/07/2020.

PÁGINA INSTITUCIONAL DO ESPAÇO DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM – (EA)2 DA UNICAMP. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/institucional/ Acesso em 25/07/2020.

SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SANTAELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf Acesso em 25/07/2020.

SITE DA DIRETORIA ACADÊMICA DA UNICAMP. Ementa da disciplina AD 724 – Artes Corporais do Oriente I. Disponível em: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2020/coordenadorias/0019/0019.html#AD724 Acesso em 25/07/2020.

SPETACLES SÉLECTION. Loie Fuller La Danse Serpentine. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YA1RV2R4cgg Acesso em 28/03/2021

WHEELER, M. F. Surface to essence: appropriation of the Orient by modern dance. Tese de doutorado (PhD). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ohio. Columbus-OH: [s.n.], 1984.

WILDHAGEN, J., ANDRAUS, M. B. M. Videodança e a produção/difusão de conhecimento em arte. Ipotesi, Juiz de Fora, v.19, n.1, p. 127-141, jan./jun. 2015. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19501

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

ANDRAUS, M. A “outra coisa”: ensino de composição artística mediado por vídeo e o uso de tecnologia como estratégia no contexto da pandemia covid-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 504–518, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60103. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60103. Acesso em: 21 nov. 2024.