MAGISTÉRIO: OFÍCIO OU SACERDÓCIO?

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lídia Maria Nazaré Alves Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu
  • Gislaine de Cássia Romualdo Arruda
  • Kennedy Santos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.97-107

Palavras-chave:

Professor, Magistério, Capitalismo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo expor duas construções da imagem do professor: uma que trata o magistério como sacerdócio, uma vocação, a ser desempenhada com amor e dedicação. Nessa vertente, o professor, além de ensinar tem que agradar e comover, tendo por gratificação riquezas não materiais. Outra faceta apresentada é a do professor como trabalhador docente, considerando a entrada das relações capitalistas no ambiente acadêmico e, por conseguinte, a proletarização do magistério. Neste caso o professor é visto como detentor do saber sistemático, fragmentado, em busca de uma maior produtividade em seus resultados. Por fim, percebeu-se que as duas concepções do magistério podem dialogar para que o professor possa ter a devida realização em sua função de ensinar, sem perder o caráter reivindicatório de sua classe trabalhista.

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Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Lídia Maria Nazaré Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Professora na UEMG e na FACIG.

Gislaine de Cássia Romualdo Arruda

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

ALTINO FILHO, H. V.; ALVES, L. M. N.; ARRUDA, G. de C. R.; LOPES, K. S. MAGISTÉRIO: OFÍCIO OU SACERDÓCIO?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 97–107, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.97-107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/35671. Acesso em: 5 nov. 2024.