Observação em um hotel-escola: um olhar acerca das práticas desenvolvidas na educação infantil
Resumo
Visto que a observação é uma importante ferramenta constituinte de uma pesquisa e de uma análise a ser realizada por seu observador, este trabalho procurou aproximar e refinar o olhar acerca da infância, de suas demandas e práticas desenvolvidas. Para tal, ocorreram cinco observações em um hotel-escola; quatro delas no período vespertino e uma no período matutino. Na rotina estabelecida, foi possível vivenciar alguns conflitos a partir dos temas emergidos durante a pesquisa e, especificamente, recortou-se a questão concernente às funções da escola e às relações professor-aluno. Assim, diante da maneira unilateral e autoritária com a qual as docentes se comportaram perante os alunos e os (des) caminhos do processo de ensino-aprendizagem, foi possível relacionar o contexto escolar e as práticas desenvolvidas no hotel-escola com e o conceito de aprendizagem significativa. As observações instigaram a reflexão das dificuldades encontradas no âmbito escolar em relação à construção de um olhar atento a contribuições que possibilitem uma melhor aprendizagem. Concluiu-se que a baixa qualidade da educação infantil pode estar relacionada também à má-qualificação dos profissionais nela atuantes. Logo, necessita-se que a formação docente seja mais bem direcionada, sendo necessário que escola, educadores e alunos construam o conhecimento em conjunto.Downloads
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