Educação ambiental e a formação inicial
Resumo
Este estudo é resultado de pesquisa bibliográfica em dois periódicos: REMEA e REVBEA que discutem a Educação Ambiental na formação dos profissionais em educação nos espaços formais e não-formais. Consultou-se, para ambas as revistas, os artigos publicados entre os anos de 2004 e 2007, uma vez que esses exemplares encontram-se disponíveis em versão digital. Dos 173 artigos publicados nesse período, foram selecionados sete que discutem a temática da Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores. Os artigos foram escolhidos com o objetivo de conhecer as discussões a respeito da formação inicial dos professores numa dimensão Ambiental e lançar um olhar crítico a partir do envolvimento da Educação Ambiental nos cursos superiores. Pela óptica de Thomas Kuhn podemos dizer que aparentemente, a Educação Ambiental não se configura como um paradigma nas produções analisadas. Constatou-se que o tema Formação Inicial de Professores e Educação Ambiental aparece pouco nas publicações. Isso nos leva a concluir que é necessário que ocorra uma constituição de um paradigma e não a sua mudança.Downloads
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