Recontando clássicos sob a perspectiva dos estudos de gênero

Autores

  • Fabiana de Oliveira Gomes UFRGS
  • Diego Carlos Pereira UFF

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-15

Resumo

Este artigo busca investigar as possíveis rupturas dos scripts de gênero nos livros da coleção infantil ‘A Revolução das Princesas’. A partir da análise realizada, é possível perceber que as obras questionam os padrões de gênero vigentes nas versões originais dos contos de fadas e, portanto, provocam rupturas na normatividade hegemônica.

PALAVRAS-CHAVE: Contos de Fadas. Literatura Infantil. Estudos Culturais. Estudos de Gênero.

Biografia do Autor

  • Fabiana de Oliveira Gomes, UFRGS

    Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: fabiana.gomes@ufrgs.br

  • Diego Carlos Pereira, UFF

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor da área de Educação e Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: diegocarlos@id.uff.br

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Publicado

2023-03-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Recontando clássicos sob a perspectiva dos estudos de gênero. (2023). Caderno Espaço Feminino, 35(2), 228-252. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-15