Edições anteriores

  • v. 37 n. 1 (2024)

    Caras leitoras e caros leitores,

    entramos o ano de 2024 com as energias voltadas para retomar algumas lutas que estavam adormecidas. A experiência do golpe que afastou a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, da Presidência da República, atingiu e desestruturou nossas instituições democráticas, veio acompanhada de um longo processo de esfacelamento das políticas para a educação e a cultura no país. Não por acaso, além do desmonte institucional, social, econômico e do contingenciamento financeiro, nossas práticas acadêmicas passariam a ser esvaziadas do debate político e do impulso necessário para que ampliássemos novos horizontes, inclusive perspectivas e programas educacionais universitários.

  • v. 36 n. 2 (2023)

    Nesta edição, convidamos professoras e historiadoras do V Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Estudos de Gênero - V ENGTEG: Gênero e colonialidade nos 200 anos de Brasil (in)dependente –, realizado na Unimontes, Montes Claros, nos dias 24 e 25 de Novembro de 2023,  para publicarem um extrato das mesas, dos simpósios temáticos, em suma, de seus trabalhos de pesquisa em um dossiê. Assim, conseguimos trazer para nossa revista um panorama das pesquisas de historiadoras vinculadas à Associação Nacional de História (ANPUH/BR) que, no momento, integram o Grupo de Trabalho Nacional de Estudos de Gênero, criado em 2001 e suas regionais.

  • v. 35 n. 2 (2022)

    Nesta edição, em vista das demandas recorrentes, apresentamos um dossiê com trabalhos reunidos sob a temática Mulheres, parto e maternidades. Com nove textos escritos por autoras/es das Ciências da Saúde e das Humanidades, entre elas enfermagem, psicologia, administração, serviço social, o conjunto dos artigos aborda aspectos relevantes do cuidado em relação às mulheres, à saúde reprodutiva, e discutem as práticas e representações do parto e das identidades maternas.

  • v. 35 n. 1 (2022)

    No ano em que o Núcleo de Estudos de Gênero – NEGUEM, do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, completa 30 anos de existência, é um prazer comemorar a efeméride e apresentar mais uma edição do Caderno Espaço Feminino. Apesar e por conta de estarmos vivendo tempos tão difíceis na vida brasileira, é ainda mais importante tratar as questões de gênero que atravessam as diferentes dimensões da história, da política, da economia e da cultura na sociedade brasileira.

1-25 de 49