Elementos centrais e periféricos da representação social de masculinidade de estudantes do interior de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-13Resumo
Sendo o gênero uma construção social, cultural e educacional, as representações sociais de gênero se transformam. No caso das masculinidades, construções associadas ao machismo e à violência vêm sendo confrontadas. O objetivo do artigo é apresentar as representações sociais de jovens estudantes do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, identificadas em pesquisa sobre as masculinidades. A metodologia constou de teste de associação livre de palavras (TALP) e teste de centralidade, de acordo com Abric (1994) e Moliner (2001), aplicados a 121 jovens, sendo 82 do sexo feminino e 39 do sexo masculino, entre os meses de março e setembro de 2021. Os resultados indicam que as palavras homem, machismo e força compõem seu núcleo central.
PALAVRAS-CHAVE: Masculinidade. Estudantes. Ensino Médio. Representações Sociais.