Elas são bolsistas de produtividade científica

entre as motivações e os desafios de mulheres cientistas de uma universidade pública do Centro-Oeste

Autores/as

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal do Mato Grosso
  • Thainá Louise Pinheiro Oliveira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-19

Resumen

O artigo visa analisar a participação de quatro docentes bolsistas de produtividade científica (CNPq) de uma universidade pública do Centro-Oeste a fim de compreender as motivações e os desafios enfrentados por  elas para  construir suas carreiras científicas frente às desigualdades de gênero que a ciência tem historicamente apresentado para as mulheres.

PALAVRAS-CHAVES: Produtividade Científica (CNPq). Mulheres. Desigualdade de Gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal do Mato Grosso

Professora Adjunta IV do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso ( Campus Cuiabá) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMT, possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado/2001), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). E-mail: silvanabitencourt@ufmt.br.

Thainá Louise Pinheiro Oliveira, UFMT

 UFMT. E-mail: thainalouisepinheiro@gmail.com

 

Publicado

2024-01-24

Cómo citar

Bitencourt, S. M., & Oliveira, T. L. P. (2024). Elas são bolsistas de produtividade científica: entre as motivações e os desafios de mulheres cientistas de uma universidade pública do Centro-Oeste. Caderno Espaço Feminino, 36(2), 362–385. https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-19

Número

Sección

Artigos