Definindo meninas e meninos

o lugar da afetividade na primeira infância

Autores/as

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos UFCG
  • Lucivanda Cavalcante Borges Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-9

Resumen

A pesquisa analisa as concepções de pais, mães e educadoras de crianças de 24 e 36 meses de idade da cidade de João Pessoa-PB, sobre o que é ser menina e ser menino, identificando o lugar que a afetividade ocupa nessas definições. Utilizou-se a análise de conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE: Afeto. Gênero. Primeira Infância.

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Biografía del autor/a

Lucivanda Cavalcante Borges, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Colegiado de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIVASF

Petrolina, Brasil

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia

Professora titular do Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB, João Pessoa, Brasil

Publicado

2021-01-10

Cómo citar

Castelliano de Vasconcelos, D., Cavalcante Borges, L. ., & Maria Ribeiro Salomão, N. (2021). Definindo meninas e meninos: o lugar da afetividade na primeira infância. Caderno Espaço Feminino, 33(2), 173–199. https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-9

Número

Sección

DOSSIÊ: Gênero e Emoções