Experiências femininas na carreira da docência superior: entre o cotidiano da “casa” e da profissão

Autores/as

  • Neiva Furlin

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-13

Resumen

Este artigo analisa narrativas de mulheres (casadas e freiras) que atuam na docência superior em teologia católica, e pretende evidenciar como elas circulam entre a profissão e os trabalhos domésticos, naturalizados como femininos.

PALAVRAS-CHAVE: Divisão sexual do trabalho. Docência superior. Desigualdade de gênero. Profissão..

 

ABSTRACT

This article analyzes narratives of women (married and nuns) who teach Catholic theology at a college level and aims to show how they circulate between their profession and housework, culturally considered women’s work.

KEYWORDS: Sexual division of labor. Higher education teaching. Gender inequality. Profession

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neiva Furlin

Doutora em Sociologia pela UFPR (2014), com doutorado sanduíche pelo Centro de Investigaciones Interdisciplinarias em Ciencias Y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) (2012). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2019-09-19

Cómo citar

Furlin, N. (2019). Experiências femininas na carreira da docência superior: entre o cotidiano da “casa” e da profissão. Caderno Espaço Feminino, 32(1), 277–314. https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-13

Número

Sección

Artigos