QUAIS AS IMPLICAÇÕES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL?

Autores

  • Adriana Castro de Resende Alvarenga

Resumo

Resumo

O presente artigo pretende discutir a profissão docente e as relações de gênero nos anos iniciais do ensino  fundamental (1º ao 5º ano), historicizando-a e questionando-a como uma profissão predominantemente feminina e quais as implicações deste aspecto na educação das crianças do ensino fundamental. Embasamos nossa análise em pesquisas já realizadas pelo MEC/INEP/DEED referentes aos dados coletados pelo educacenso em 2007, sobre os docentes de Minas Gerais e pesquisas em sala de aula. A sustentação teórica se baseou no gênero como categoria de análise.

Palavras-chave: Docência. Gênero. Ensino Fundamental.

Abstract

This article discusses the teaching profession and gender relations in the early years of elementary school (1st to 5th grade), historicizing it and questioning it as a predominantly female profession and what the implications of this aspect in the education of children of education fundamental. Embasamos our analysis in previous studies by the MEC / INEP / DEED referring to data collected by Educacenso in 2007 on the Minas Gerais teachers and research in the classroom. The theoretical framework was based on gender as a category of analysis.         

Keywords: Teaching. Gender. Elementary School.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Alvarenga, A. C. de R. (2015). QUAIS AS IMPLICAÇÕES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL?. Caderno Espaço Feminino, 28(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/31724

Edição

Seção

DOSSIÊ