QUAIS AS IMPLICAÇÕES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL?
Abstract
Resumo
O presente artigo pretende discutir a profissão docente e as relações de gênero nos anos iniciais do ensino  fundamental (1º ao 5º ano), historicizando-a e questionando-a como uma profissão predominantemente feminina e quais as implicações deste aspecto na educação das crianças do ensino fundamental. Embasamos nossa análise em pesquisas já realizadas pelo MEC/INEP/DEED referentes aos dados coletados pelo educacenso em 2007, sobre os docentes de Minas Gerais e pesquisas em sala de aula. A sustentação teórica se baseou no gênero como categoria de análise.
Palavras-chave: Docência. Gênero. Ensino Fundamental.
Abstract
This article discusses the teaching profession and gender relations in the early years of elementary school (1st to 5th grade), historicizing it and questioning it as a predominantly female profession and what the implications of this aspect in the education of children of education fundamental. Embasamos our analysis in previous studies by the MEC / INEP / DEED referring to data collected by Educacenso in 2007 on the Minas Gerais teachers and research in the classroom. The theoretical framework was based on gender as a category of analysis.        Â
Keywords: Teaching. Gender. Elementary School.