“Lugar” de mulher

identidade, ensino e política pública

Autores/as

  • Mírian Cristina de Moura Garrido Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-7

Palabras clave:

Feminismo negro, Identidade, Políticas Públicas

Resumen

O “lugar” é um termo polissêmico, dentre essa multiplicidade pode representar espaços de privilégios ou de atribuições perjorativas. O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o feminismo negro nos escritos de militantes negras e na sociedade brasileira. Desta forma, reflete o “lugar” da mulher negra academicamente e socialmente, e visa estimular o diálogo sobre a construção de identidades. Metodologicamente recorre aos textos produzidos por feministas negras brasileiras e estadunidenses, dialogando com dados estatísticos divulgados pelo IBGE. Ao final do percurso, argumenta-se que o enfrentamento dessas desigualdades passa pela valorização de pedagogias antirracistas, pela construção de identidades negras positivas e pelo fortalecimento das políticas públicas com enfoque interseccional.

Biografía del autor/a

  • Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté
    Doutora e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisas de mestrado, doutorado, estágio no exterior (Estados Unidos) e trabalho de campo (Moçambique) desenvolvidos com bolsa FAPESP. Atua nos temas: escritas de si, livros didáticos, identidades, políticas públicas educacionais e Moçambique.

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Publicado

2025-10-17

Número

Sección

Trajetórias Acadêmicas, exclusão e presença de mulheres negras na universidade

Cómo citar

“Lugar” de mulher: identidade, ensino e política pública. (2025). Caderno Espaço Feminino, 38(1), 76-88. https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-7