Eu não era esperada
Experiência e resistência de mulheres negras frente as desigualdades educacionais de gênero e raça
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-4Palabras clave:
Gênero, Raça, Educação, acessoResumen
Esse artigo pretende refletir sobre a trajetória de mulheres negras e o acesso ao direito a educação. Convém pensar os impactos das desigualdades de gênero e raça desde a inserção escolar, primeira infância, até o ensino superior para aquelas que conseguem se inserir no meio acadêmico.
Referencias
AGUIAR, Márcio Mucedula e PIOTTO, Débora Cristina e CORREA, Bianca Cristina. Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 373-388, 2015 Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271991092. Acesso em: 21 maio 2025.
ASSIS, M. S. S. Práticas de Cuidado e de Educação na Instituição de Educação Infantil. In: ANGOTTI, M (Org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas, SP: Alínea, 2006. p. 87 – 104.
BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023.Disponívelem:<https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf>. Acesso em: 22 de maio 2025.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2003.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: um legado de teorias. São Paulo: Editora Pallas, 2016.
FREITAS, M. de F. R. L. de. Feminização do trabalho docente no brasil: aproximações iniciais a partir da Teoria da Reprodução Social Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 942–960, 2024. DOI: 10.9771/gmed.v16i1.56871.Disponívelem https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56871.
Acesso em: 28 maio. 2025.
GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1984.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. São Paulo: Editora Nós, 2019.
Lino Gomes, Nilma O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, vol. 33, no. 59, 2021 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. DOI: https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS06 Disponível em <:https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=673373992012 > Acesso em 20 maio de 2025.
RATUSNIAK, Célia; DA SILVA, Carla Clauber. A expulsão escondida na evasão escolar: gênero, raça e fracasso escolar. Revista Educação, Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6454. Acesso em: 30 maio. 2025.