Mulheres negras, investimento afetivo em si e contextos educacionais

Autores

  • Nathalia Duarte Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pamela Oliveira da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Peixoto Farias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-5

Palavras-chave:

Mulheres negras. Racismo. Sexismo. Educação

Resumo

O presente artigo pretende discutir de forma crítica a imposição às mulheres negras de um lugar social marcado pela subalternidade e pela lógica utilitária e desumanizadora. Após um breve resgaste histórico discutiremos a partir da psicanálise algumas reverberações subjetivas dessa lógica. Nosso foco será a balança de investimentos afetivos e o direcionamento do ódio. A partir do contexto educacional procuramos evidenciar que mesmo sendo um contexto repleto de violências pode possibilitar a construção de novas possibilidades de reconhecimento e de investimento em si mesma para mulheres negras.

Biografia do Autor

  • Nathalia Duarte Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Pamela Oliveira da Rosa, Universidade Federal de Pelotas

    Psicóloga pela Universidade Federal de Pelotas. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Camila Peixoto Farias, Universidade Federal de Pelotas

    Psicóloga/Psicanalista. Mestre e Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Núcleo de estudos e pesquisa em Psicanálise - Pulsional.

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Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Trajetórias Acadêmicas, exclusão e presença de mulheres negras na universidade

Como Citar

Mulheres negras, investimento afetivo em si e contextos educacionais. (2025). Caderno Espaço Feminino, 38(1), 39-59. https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-5