Elementos centrais e periféricos da representação social de masculinidade de estudantes do interior de Pernambuco

Autores

  • Edson Leandro de Almeida UFPB
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-13

Resumo

Sendo o gênero uma construção social, cultural e educacional, as representações sociais de gênero se transformam. No caso das masculinidades, construções associadas ao machismo e à violência vêm sendo confrontadas. O objetivo do artigo é apresentar as representações sociais de jovens estudantes do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, identificadas em pesquisa sobre as masculinidades. A metodologia constou de teste de associação livre de palavras (TALP) e teste de centralidade, de acordo com Abric (1994) e Moliner (2001), aplicados a 121 jovens, sendo 82 do sexo feminino e 39 do sexo masculino, entre os meses de março e setembro de 2021. Os resultados indicam que as palavras homem, machismo e força compõem seu núcleo central.
PALAVRAS-CHAVE: Masculinidade. Estudantes. Ensino Médio. Representações Sociais.

Biografia do Autor

  • Edson Leandro de Almeida, UFPB

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: edsonfilo@gmail.com.

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho, UFPB

    Doutora em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Bolsista de Produtividade CNPq. E-mail: mepcarv@gmail.com.

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Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero, Educação, Trabalho

Como Citar

Elementos centrais e periféricos da representação social de masculinidade de estudantes do interior de Pernambuco. (2022). Caderno Espaço Feminino, 35(1), 247-272. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-13