MUITAS FORMAS DE AMAR: A NOÇÃO DE AMOR NOS FILMES INFANTIS

Autores

  • Heitor Tavares Zanoni
  • Eliane Schmaltz Ferreira

Resumo

Resumo

Partiu-se do pressuposto de que toda sociedade passa pela divisão dos indivíduos na categoria gênero. Assim, tanto homens quanto mulheres são socializados de maneira que se enquadrem dentro de padrões, que definem seus princípios, suas maneiras de agir e de pensar, controlando impulsos e disciplinando desejos. Este estudo visa compreender a maneira como os filmes infantis colaboram na construção das identidades de gênero em crianças. O amor, e as relações amorosas, aparecem como uma das manifestações das configurações de gênero. O material utilizado são cinco filmes, divididos em dois momentos históricos: 1930 a 1950, que representam as primeiras produções cinematográficas voltadas para o público infantil; e década de 2000, que representa os filmes que fazem sucesso na atualidade. As obras selecionadas foram: Branca de Neve e os Sete Anões (1939), Cinderela (1950), A Bela Adormecida (1959), Shrek (2001) e Encantada (2007). Notou-se que os filmes, nas décadas de 1930 a 1950, disseminam padrões idealizados de gênero e relacionamentos romá‚nticos heterossexuais. Porém, os filmes lançados na década de 2000 apresentam novas configurações, oferecendo para as crianças personagens mais complexos e que vivenciam problemas do cotidiano contemporá‚neo. Considerando as análises de filmes feitas neste estudo, concluiu-se que as crianças podem, assimilando as novas configurações de gênero disseminadas, desenvolver uma personalidade apta ao convívio com as diferenças existentes, em todos os á‚mbitos da sociedade, aceitando mais facilmente as sexualidades diversas e considerando-as como possíveis.

Palavras-chave: Gé‚nero. Amor. Filmes Infantis. Sociologia das Emoções. 

Abstract 

We started from the assumption that every society goes through the division of individuals in gender category. Thus, both men and women are socialized in ways that fit within the standards, which define their principles, their ways of acting and thinking, controlling impulses and desires disciplining. This study aims to understand how the children's movies collaborate in the construction of gender identities in children. Love, and love relationships, appear as one of the manifestations of gender configurations. The material used are five films, divided into two historical moments: from 1930 to 1950, representing the first film productions geared for children, and 2000s, representing the films that are successful today. The works selected were: Snow White and the Seven Dwarfs (1939), Cinderella (1950), Sleeping Beauty (1959), Shrek (2001) and Enchanted (2007). It was noted that the films in the decades from 1930 to 1950, spread idealized patterns of gender and heterosexual romantic relationships. However, the films released in the 2000s have new settings, offering children more complex characters and experiencing contemporary everyday problems. Considering the analysis of films made in this study, it was concluded that children can assimilate the new settings widespread gender, personality able to develop a relationship with the differences existing in all spheres of society, more easily accepting and diverse sexualities considering them as possible.

Keywords: Gender, Love, Kids Movies, Sociology of Emotions 

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Zanoni, H. T., & Ferreira, E. S. (2015). MUITAS FORMAS DE AMAR: A NOÇÃO DE AMOR NOS FILMES INFANTIS. Caderno Espaço Feminino, 27(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/29899

Edição

Seção

DOSSIÊ