Proposta de ensino de conceitos em séries temporais para o ensino fundamental II.
Resumo
Os gráficos e os dados estatísticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, gerando a necessidade cada vez maior de conhecimentos que permitam a compreensão das informações fornecidas por eles. Um dos grandes desafios para o ensino da matemática atualmente é como torná-los mais acessíveis aos alunos de forma que consigam compreender os conceitos envolvidos em situações cotidianas, principalmente veiculadas na mídia. Neste âmbito, a pandemia da Covid-19 proporcionou a transmissão de informações por meio de gráficos de coluna e de linhas, conceitos de médias móveis e dados registrados ao longo do tempo. Tais assuntos não são muito explorados na educação básica e as relações com situações práticas ficam distantes dos alunos. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática para trabalhar os assuntos mencionados, além dos conceitos de série temporal, tendência e estacionariedade, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta pretendeu apresentar os conceitos e exemplos contextualizados relacionados com a realidade a fim de proporcionar a compreensão de informações veiculadas na mídia. Espera-se que esta proposta possa auxiliar professores da educação básica no ensino de conteúdos de estatística abordados nas aulas de Matemática.