Análise dos Possíveis Impactos na Formação Continuada do Professor de Matemática por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Karla Oliveira Franco Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Educação Matemática. Formação Continuada de Professores. PIBID.

Resumo

O presente estudo se desenvolveu em Ituiutaba/MG por meio de pesquisa qualitativa e análise documental para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de desenvolver uma análise das contribuições e dos possíveis impactos do PIBID na prática de um professor supervisor do respectivo programa. Para tanto, realizou-se uma análise das observações das práticas pedagógicas do referido profissional nos primeiros semestres de 2010 e 2011, estudou-se o currículo Lattes do profissional no período antes e após o ingresso do mesmo no PIBID, e foram verificadas as concepções que o professor em questão adquiriu sobre a sua atuação, por meio das autoavaliações elaboradas pelo profissional para envio a CAPES. A análise dos dados foi respaldada em Perez, Garcia, Marim, entre outros, e foi realizada de acordo com três categorias. Os resultados analisados mostraram que o respectivo profissional adquiriu conhecimentos expressivos de questões metodológicas do ensino da Matemática, desenvolveu atitudes investigativas sobre a prática docente, estudou e investigou o processo de ensino e aprendizagem, bem como partilhou saberes e experiências com profissionais e estudantes em licenciatura em Matemática de diversos níveis de conhecimento. Compreende-se, portanto, que o PIBID pode ter contribuiu significativamente para a formação continuada no que tange a aspectos de melhoria para a práxis docente, ressaltando, pois, a importância da continuidade aos momentos de reflexão em grupo, estudos e investigação constantes, uma vez que é por meio de tais práticas que se adquirem novas concepções sobre o ensino e a aprendizagem e são desenvolvidas habilidades diversas em prol do melhor desenvolvimento profissional competente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Organizador do livro Educação Matemática: contextos e práticas docentes publicado pela editora Alínea/Campinas Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e Mobilidade Acadêmica. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Inciação Científica do Ensino Médio (2012/2013).

Downloads

Publicado

2014-03-16

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa