Lendo o suspense transmidial de Poe
Narratologia funcional aplicada ao letramento multimodal
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-07Palavras-chave:
Narratologia funcionalista, Suspense narrativo, Edgar Allan Poe, Alfred Hitchcock, IntermidialidadeResumo
Este artigo apresenta uma reflexão quanto à aplicabilidade dos princípios da narratologia funcionalista ao estudo de narrativas em diferentes mídias. Primeiramente, apresentamos uma breve exposição das origens e dos conceitos fundantes dessa corrente dos estudos literários. A seguir, aplicamos seus postulados ao exame dos recursos empregados na criação de suspense nas obras de Edgar Allan Poe e de Alfred Hitchcock, demonstrando como a análise de estruturas narrativas qualifica a leitura crítica interpretativa. Evidencia-se, com isso, o potencial do instrumental narratológico funcionalista de subsidiar práticas de ensino literário e de letramento intermidiático e multimodal.
Downloads
Referências
CHANTAGEM e confissão. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: John Maxwell. Roteiro: Charles Bennett, Alfred Hitchcock, Benn Levy, Michael Powell. UK: British International Pictures, 1929. 1 DVD (84 min), son., preto e branco. Título original: Blackmail.
ELLIOT, Kamilla. Literary cinema and the form/content debate. In: ELLIOT, Kamilla. Rethinking the Novel/Film Debate. New York: Cambridge University Press, 2003. p. 133-183.
FESTIM diabólico. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock, Sidney Bernstein. Roteiro: Hume Cronyn, Arthur Laurents. Burbank: Warner Bros. Pictures, Transatlantic Pictures, 1948. 1 DVD (81 min), son., color. Título original: Rope.
INDRUSIAK, Elaine. A filosofia do suspense: diálogos estruturais entre Edgar Allan Poe e Alfred Hitchcock. Organon, n. 61, v. 31, p. 133-151, jul.-dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.64490
INDRUSIAK, Elaine. Narrative Suspense in Edgar Allan Poe and Alfred Hitchcock. English Literature, v. 5, n. 1, p.39-58, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.30687/EL/2420-823X/2018/05/003.
INTERLÚDIO. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Barbara Keon, Alfred Hitchcock. Roteiro: Ben Hetch. RKO Radio Pictures; Vanguard Films, 1946. The Criterion Colection. 1 DVD (101 min), son., preto e branco. Título original: Notorious.
INTRIGA internacional. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Herbert Coleman, Alfred Hitchcock. Roteiro: Ernest Lehman. Bakersfield: Loew's Incorporated, Metro-Goldwyn-Mayer, 1959. 1 DVD (131 min), son., color. Título original: North by northwest.
JANELA indiscreta. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock, James Katz. Roteiro: John Michael Hayes. Los Angeles: Paramount Pictures, 1954. 1 DVD (114 min), son., color. Título original: Rear Window.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. Londres: Routledge, 1996.
MEISTER, Jan Christoph. Narratology. In: HÜHN, Peter et al. (Ed.). The living handbook of narratology. Hamburg: Hamburg University, 2011. Disponível em: http://www.lhn.uni-hamburg.de/article/narratology. Acesso em 20 jan. 2020.
OLIVEIRA, Amanda Leonardi de; INDRUSIAK, Elaine. The Uncanny Imp: an analysis of Freud’s uncanny in Edgar Allan Poe’s ‘The Imp of the Perverse’ and ‘William Wilson’. Abusões, n. 10, ano 5, p. 40-63, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.41969.
OLSON, Greta. Reconsidering unreliability: fallible and untrustworthy narrators. Narrative, v. 11, n. 1, p. 93-109, 2003. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/37838. Acesso em: 20 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1353/nar.2003.0001
OS PÁSSAROS. Direção e produção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Evan Hunter. USA: Universal Pictures, 1963. 1 DVD (120 min), son., color. Título original: The Birds.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas Breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 87-94.
POE, Edgar Allan. O Gato Preto. In: POE, Edgar Alla. Edgar Allan Poe: medo clássico; coleção inédita de contos do autor. v. 1. Trad. Marcia Heloisa. Rio de Janeiro: Darkside, 2017. p. 85-95.
POE, Edgar Allan. Segunda Resenha de Edgar Allan Poe sobre ‘Twice-told tales’, de Nathanael Hawthorne. Bestiario: Revista de Contos, Porto Alegre, ano 1, n. 6, ago. 2004. Disponível em: http://www.bestiario.com.br/6_arquivos/resenhas%20poe.html. Acesso em: 20 jan. 2020.
POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition. In: THOMPSON, G. R. (Ed.). The selected writings of Edgar Allan Poe: authoritative texts, background and contexts, criticism. New York: W.W. Norton & Co, 2004. p. 675-684.
PSICOSE. Direção e produção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Joseph Stefano. Los Angeles: Shamley Productions, 1960. 1 DVD (109 min), son., preto e branco. Título original: Psycho.
STERNBERG, Meir. Expositional modes and temporal ordering in fiction. Baltimore: John Hopkins University Press, 1978.
STERNBERG, Meir. Telling in time (I): chronology and narrative theory. Poetics Today, v. 11, n. 4, p. 901-947, 1990. DOI: https://doi.org/10.2307/1773082
STERNBERG, Meir. Telling in time (II): chronology, teleology, narrativity. Poetics Today, v. 13, n. 3, p. 463-541, 1992. DOI: https://doi. org/10.2307/1772872.
STERNBERG, Meir. Telling in Time (III): chronology, estrangement, and stories of literary history. Poetics Today, v. 27, n. 1, p. 125-235, 2006. DOI: https://doi.org/10.1215/03335372-27-1-125.
STERNBERG, Meir; YACOBI, Tamar. (Un)Reliability in narrative discourse: a comprehensive overview. Poetics Today, v. 36, n. 4, p. 327-498, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1215/03335372-3455114.
TODOROV, Tzvetan. A gramática do Decameron. São Paulo: Perspectiva, 1982.
TODOROV, Tzvetan. Poétique. In: DUCROT, Oswald et al. Qu'est-ce que le structuralisme? Paris: Edition Du Seuil, 1968, p. 97-166.
TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.