Práticas de leitura em sala de aula e sua relação com as concepções de leitura do SAEB
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-2Keywords:
Ensino, Compreensão leitora, Estratégias de leitura.Abstract
Esta pesquisa visa analisar, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Orobó/PE, como e com que frequência são ativadas, pelo aluno, as estratégias de leitura durante as práticas leitoras. O trabalho com leitura em sala de aula tem sido um tema bastante discutido por pesquisadores nas últimas décadas. Esses estudos vêm enfatizar que o ensino da leitura, particularmente, deve assumir uma postura de destaque nas aulas de língua materna, tornando o aluno/leitor sujeito do processo. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se à luz das considerações de Antunes (2009), Foucambert (2008), Kleiman (2013a, 2013b), Koch (2009, 2013), Leffa (1996), Liberato e Fulgêncio (2012), Marcuschi (2008), Rojo (2009) e Solé (1998), dentre outros. Esta pesquisa compreende os seguintes momentos: (i) aplicação de um questionário sobre as estratégias de leitura utilizadas pelos alunos; (ii) aplicação de duas avaliações cujas questões foram elaboradas com base nos Descritores da Prova Brasil; (iii) observação de aulas de leitura dos professores colaboradores da pesquisa e (iv) intervenção em sala, pelo professor pesquisador, por meio de uma Sequência Didática, contemplando gêneros textuais previamente selecionados para atividades de leitura. Por último, a análise dos dados compara o desempenho dos alunos nas duas avaliações. Os resultados demonstraram que é possível promover o ensino da leitura a partir das estratégias de leitura com o propósito de tornar os aprendizes usuários proficientes da língua em seu contexto social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-07-31
How to Cite
AQUINO, M. de F. S.; SARINHO JÚNIOR, J. M. de A.; SARINHO JÚNIOR, J. M. de A. Práticas de leitura em sala de aula e sua relação com as concepções de leitura do SAEB. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 45–69, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/4. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.