Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-8Keywords:
formação de leitores, histórias em quadrinhos, ensino de língua portuguesaAbstract
Este artigo objetiva compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a parceria entre duas professoras de Língua Portuguesa e seis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES, os quais constituíram um grupo de estudo que se reuniu para participar de oficinas para análise e leitura de quadrinhos. Envolveu também alunos de seis turmas de 9º ano da sala de aula regular, que também realizaram as atividades, e professores de Língua Portuguesa do referido município, que analisaram o material em uma formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa colaborativa, pois contou com a participação dos envolvidos para avaliar e repensar as propostas realizadas. As atividades foram desenvolvidas a partir dos estudos de Vigotski sobre a importância da mediação do professor e dos momentos pedagógicos de Saviani. O referencial relativo à formação crítica do leitor dialoga com os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo e responsividade. A pesquisa parte do pressuposto de que quadrinhos tendem a contribuir com a formação leitora dos alunos, por serem atrativos e por explorarem jogos de linguagem capazes de aprofundar a leitura e aguçar o espírito crítico. O estudo conclui que os quadrinhos podem formar leitores críticos, desde que haja adequação temática e formal em seu uso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-31
How to Cite
LANGONI, A. C.; CHISTÉ, P. de S. Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 164–188, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35234. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.