O movimento de estruturação das narrativas infantis
Abstract
Tomando como base a Abordagem Estruturalista da Linguagem, este estudo teve como objetivo analisar a estruturação de narrativas infantis. Participaram deste estudo 7 crianças de aproximadamente 3 anos e 2 adultos. Cada criança foi convidada a participar de atividades de contar histórias. Inicialmente o adulto fazia a leitura de livros infantis com histórias tradicionais. Após as leituras, era sugerido que a criança escolhesse uma das histórias para contar para o adulto. Foram selecionados os momentos de reconto de cada história, visando analisar como ocorre esse processo de estruturação de narrativas. Portanto, cada reconto foi comparado com a história original, para que fossem localizados os pontos de ruptura com a história contada anteriormente pelo adulto. Após a localização destas rupturas, foi possível indicar como a criança rompe com o discurso do outro e sugerir em que consistem essas rupturas. Vale destacar que essa ruptura da fala da criança em relação à fala do adulto não foi aqui considerada como um 'não saber', mas como correspondente a uma forma particular de convocar e arrumar significantes durante a estruturação de narrativas, levando em conta que a fala da criança estaria subordinada ao próprio funcionamento da língua, ou seja, aos processos metafóricos e metonímicos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-03
How to Cite
PONTES, J. G. de O.; CARVALHO, G. M. M. de. O movimento de estruturação das narrativas infantis. Letras & Letras, Uberlândia, v. 29, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25927. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.