Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-18Palavras-chave:
Letras de música, Inglês geral, Linguística de corpus, Convergência, Frequência.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de convergência lexical entre letras de música gravadas originalmente em inglês e o inglês geral. O objeto do estudo é um corpus composto por cerca de 1 milhão de palavras, advindas de 5.962 letras de musicas diferentes. As letras de música foram consideradas por suas características linguísticas, ou seja, como texto. Do corpus de estudo foram extraídas listas de palavras individuais e de feixes lexicais de três palavras (trigramas). Essas listas foram contrastadas com listas extraídas de dois corpora de referência, os quais são demonstrativos do inglês geral; as versões disponibilizadas online do BNC e do ANC. A pesquisa encontra-se fundamentada na Linguística de Corpus, que considera a língua como um sistema probabilístico, argumentando que o uso das palavras varia de acordo com o contexto imediato (as palavras que a antecedem e sucedem) e com o registro. A análise contrastiva apontou forte semelhança linguística  entre letras de música e o inglês geral, no que diz respeito a ocorrência e frequência de palavras isoladas e  trigramas, o que indica proximidade entre a linguagem usada nas letras das musicas analisadas e o inglês coloquial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.