Histórico do Portal de Periódicos da UFU

Em fevereiro de 2007, os critérios para produção dos periódicos da Universidade Federal de Uberlândia às novas exigências da CAPES e demais agências de fomento à pesquisa foram readequados, por meio da Resolução nº 3/2007, do Conselho Diretor, que revogou a Resolução 8/2004.  

Desde este período, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) era a unidade responsável pelo acompanhamento da produção das publicações periódicas da universidade. Em 16 de novembro de 2011, a Divisão de Editoração da editora passou a acompanhar o funcionamento do Portal dos Periódicos Eletrônicos da UFU, conforme descrito no inc. VI, do art. 26 da Portaria R nº 1423, que aprova o regimento interno da Edufu.  

Em 9 de abril de 2021, foi aprovado o Plano de Reestruturação da Edufu, na reunião do seu Conselho Editorial. Na reunião seguinte, em 14 de maio de 2021, este conselho aprovou a transferência do Portal de Periódicos Científicos para o Sistema de Bibliotecas da UFU, visando alinhar a estrutura do Portal de Periódicos da UFU à de Portais das Universidades de expressão no país. 

O acordo entre Edufu e a Diretoria do Sistema de Bibliotecas (DIRBI) da UFU foi explicitado no Ofício nº 23/2021/EDUFU/REITO-UFU (SEI n° 2711987), quando foi reivindicado a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas um código de vaga de Bibliotecário-Documentalista, a fim de prover o suporte institucional necessário para o processo de alocação do Portal de Periódicos na Diretoria do Sistema de Bibliotecas. 

Para garantir o funcionamento e acessibilidade ao Portal e prestar auxílio e orientação aos editores, em 30 de agosto de 2021, foi criada a Comissão Técnica do Portal de Periódicos da UFU da DIRBI, por meio da Portaria de Pessoal UFU nº 3424 (SEI nº 3008660). 

E para acompanhar todo este processo de transferência e de analisar/atualizar a Resolução nº 03/2007, do Conselho Diretor, sobre Periódicos da UFU, em 26 de maio de 2021, foi criada a Comissão Gestora de transição do Portal de Periódicos Científicos da UFU. 

Após nove meses de trabalhos da comissão de transição, foi aprovada a Resolução CONDIR nº 13, de 07 de fevereiro de 2022, que regulamenta o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Uberlândia (PPUFU), a Comissão Gestora e a Comissão Técnica, e dá outras providências. 

Em maio de 2022, foi nomeada a atual Comissão Gestora do PPUFU (Portaria de Pessoal UFU nº 1902 – SEI nº 3564142), de função deliberativa, com a competência de: 

  • credenciar, acompanhar e recredenciar os periódicos do PPUFU;  
  • planejar ações estratégicas do Portal;  
  • analisar e aprovar as propostas encaminhadas pelos editores para credenciamento; 
  • avaliar a cada quatro anos a manutenção dos Periódicos no Portal (art. 3º, Resolução CONDIR nº 13/2022). 

Esta comissão é composta pelo(a) Diretor(a) do Sistema de Bibliotecas (presidente da comissão); bibliotecário(a) responsável pela gestão do PPUFU; Diretor(a) do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC); Diretor(a) de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP); Diretor(a) de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC); Diretor(a) de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e quatro editoras(es) de periódicos escolhidas(os) no âmbito do Fórum de Editores de Periódicos (FEP) da UFU. 

E à Comissão Técnica do Portal, composta pela coordenadora da Divisão de Informatização da DIRBI (presidente da comissão), servidor técnico administrativo, bibliotecário responsável pela gestão, analista de sistemas, dentre outros, compete: 

  • garantir o funcionamento e acessibilidade ao PPUFU;  
  • prestar auxílio e orientação aos editores, incluindo:  
  • utilização dos sistemas de gerenciamento do Portal;  
  • capacitação e suporte para treinamentos a softwares relacionados ao processo editorial;  
  • padronização bibliográfica;  
  • numeração do E-ISSN;  
  • processos de indexação, especialmente, no que se refere às bases de dados referenciais, como Scielo, Web of Science, Scopus;  
  • aspectos éticos;  
  • normas editoriais; 
  • inclusão do periódico em redes de preservação digital;  
  • inclusão de periódicos na Incubadora do Portal de Periódicos da UFU (InPPUFU);  
  • atualização do software de gerenciamento; e  
  • outras demandas inerentes ao processo editorial (art. 5º, Resolução CONDIR nº 13/2022). 

Em maio de 2023, o Fórum de Editores de Periódicos (FEP) como instância de interlocução e de representação junto à Comissão Gestora do PPUFU, por meio da Portaria Reito nº 384 (SEI nº 4478899).  

Os recursos para a manutenção do sistema OJS, software livre e de código aberto para gerenciamento de periódicos, e atribuição do Digital Object Identifier (DOIs) são assegurados a todos os periódicos do Portal. A Pró-reitoria de Administração e Planejamento é responsável pela destinação anual de recursos específicos ao PPUFU para viabilizar sua produção editorial e sua operacionalização, observada a disponibilidade orçamentária (art. 13, Resolução CONDIR nº 13/2022). 

Atualmente, o PPUFU hospeda 45 títulos de periódicos científicos, extensionistas e/ou artísticos produzidos e editados na Universidade em uma única plataforma. E até dezembro de 2022, foram publicados 23.734 artigos de periódicos no Portal. 

Fundamentado nas decisões da Comissão Gestora e na operacionalização da Comissão Técnica do PPUFU, o Sistema de Bibliotecas da UFU se responsabiliza pelo acompanhamento e avaliação do fluxo editorial, oferecendo o serviço de suporte técnico aos editores.  

Todo conteúdo publicado nas revistas científicas da Universidade é de responsabilidade de seus editores e autores.