Perguntas frequentes

Como faço para hospedar meu Periódico no Portal de Periódicos UFU?  

O periódico deve ingressar na Incubadora do PPUFU (InPPUFU) e, após 4 anos, solicitar o credenciamento no PPUFU. A InPPUFU ainda não está em funcionamento, pois estamos aguardando a reformulação do website do PPUFU.  Os critérios para credenciamento e ingresso na incubadora são tratados, respectivamente, nos capítulos III e VI da Resolução CONDIR nº 13 de 07 de fevereiro de 2022.

Como faço para submeter um artigo? 

As submissões de trabalhos são realizadas diretamente nos sites das Revistas.  
-Acesse o site da revista; 
Pelo Portal de Periódicos UFU, você tem acesso ao site de todas as revistas.
-Verifique as normas para submissão (normalmente disponíveis na aba “Submissões”); 
-Realize o cadastro no site da revista;  
-Faça submissão
Obs.: após a realização do cadastro, o link para submissão de trabalhos é disponibilizado na aba “Submissões.”  

O que é ISSN e como solicitar? 

O ISSN ((International Standard Serial Number), código de 8 dígitos, aceito internacionalmente, que identifica o título de uma publicação seriada e o torna único por meio da numeração atribuída. No Brasil, o Ibict é responsável pela atribuição do código ISSN realizada pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN).   

Critérios a serem observados pelo CBISSN para todos os tipos de publicações:  

  • Título escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação etc.);  
  • Designação numérica e/ou cronológica (ano, volume, fascículo) na capa do periódico;  
  • Endereço completo da instituição responsável (autor corporativo) no expediente, editorial ou na folha de rosto da publicação.    

O ISSN poderá ser solicitado somente a partir da publicação do 1º volume, exceto para publicação de divulgação e Anais de eventos, em que a atribuição do código é feita após a publicação do 2º volume/número (obs.: para os Anais de eventos, desde que seja mantido o título e suporte).  

O Código de ISSN também deve ser solicitado para a publicação do periódico editada em outro idioma (exceto para publicação multilíngue e publicação on-line em diferentes idiomas que utilizam o mesmo link) e em suportes diferentes (físicos e eletrônicos).    

É solicitado um novo código de ISSN sempre que houver alteração do título, idioma do título e/ou tipo de suporte da publicação.   

Informações para solicitação 

Documentação necessária para publicação eletrônica  e publicação impressa   

Publicações que recebem ISSN / Publicações que não recebem ISSN 

Contatos para informações:   Portal de periódicos UFU (portaldeperiodicos@dirbi.ufu.br / 34 3239-4267 ) e Centro Brasileiro do ISSN (cbissn@ibict.br / 61 3217-6258 / 6498)

O que é DOI? 

O Digital Object Identifier (DOI), identificador digital de um objeto que, quando atribuído a uma publicação, permite sua localização na Internet e a identifica de maneira única e permanente.  

Ao clicar sobre o link do DOI da publicação do artigo, abre uma página de erro da Crossref. Por que isso acontece? 

 Este fato ocorre quando o DOI ainda não está registrado (ativo) na Crossref.  O processo para o registro do DOI das publicações das Revistas UFU é realizado pela equipe do Portal de Periódicos UFU, mediante solicitação do editor.  

Ao inserir o DOI para atualização de dados no currículo Lattes o sistema informa erro, o que fazer? 

-Verifique se o DOI está ativado (ao clicar no link do DOI, deve abrir ou recarregar a página do artigo). Caso não estiver, entre em contato com a revista em que foi realizada a publicação.   

-Deve inserir na plataforma Lattes apenas o nome DOI. Ex.: 10.14393/revista (retire o http://dx.doi.org/);  

-O nome do autor cadastrado na plataforma Lattes deve estar da mesma maneira na publicação que recebeu o DOI. Caso haja divergências, o autor poderá acrescentar na plataforma Lattes, em Identificação > Nome em Citação Bibliográfica, o seu nome como consta na publicação. 

Caso os dados do artigo estejam corretos e o erro persistir, entre em contato com CNPq pelo e-mail atendimento@cnpq.br.   

O que é ORCID e como obter?  

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é código de 16 dígitos que identifica o pesquisador e vincula suas pesquisas em um único lugar gratuitamente.  

Caso não possua o número ORCID, acesse https://orcid.org/register e faça seu cadastro para obter.    

Para informações de registro e vinculação, acesse ORCID - vinculação 

 Como vincular meu ORCID ao meu cadastro nas revistas do Portal de Periódicos UFU? 

 O ORCID poderá ser vinculado nas revistas do Portal no momento do preenchimento do formulário de cadastro no site do periódico ou após a realização do cadastro, na opção “Editar perfil”, na aba “Público”.  

 Acesse Tutorial para Registro no ORCID - Portal de Periódicos UFU 

Como inserir o ORCID no Currículo Lattes? 

-Acesse seu currículo Lattes em https://lattes.cnpq.br/, clique em “atualizar currículo” e faça o login; 
-Em “Dados Gerais”, clique em “Identificação”; 
-Em “Passaporte”, clique em “Register or Connect your ORCID ID”; 
Você será direcionado para plataforma do ORCID para realização do login.  
-Após o login, ainda na Plataforma da ORCID, clique em “Authorize acess”; 
-Após a inserção do ORCID, em Identificação - Passaporte - Outros identificadores - Endereço (URL), clique em “Salvar”.  
-Em “Avisos” aparecerá a informação “Existem alterações realizadas em seu currículo que ainda não foram enviadas ao CNPq”, clique na mensagem e envie seu currículo ao CNPq;  
-Ao acessar o endereço do seu currículo Lattes, aparecerá em “Identificação” o ORCID iD.