Trajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar

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Carmen Lucia Fornari Diez
Vanice dos Santos
Isabel Nercolini Ceron

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a escola, partindo da Grécia clássica, olhando outros tempos históricos e suas influências na contemporaneidade com base em autores como Ariès (1981), Carvalho (2014), Châtelet (1994), Comenius (2006), Donzelot (1980), Dussel (2017), entre outros. Embasado no pensamento e filosofia de Michel Foucault (2012; 2016), podemos refletir e buscar meios de escapar do determinismo histórico, suscitando o questionamento às autoridades, às referências sociais e às organizações que estão estabelecidas de modo a denunciar as imposições e as formas de exclusão, com vistas à possibilidade de cogitar transformar a escola contemporânea em espaço dinâmico. A instituição escolar precisa pensar e repensar estratégias visando modificações nas relações de forças, numa arte de desgovernar, desinstitucionalizando-se em um movimento de contra poder, considerando os sujeitos que nela estão inseridos.

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Cómo citar
Diez, C. L. F. ., Santos, V. dos ., & Ceron, I. N. . (2020). Trajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar. Ensino Em Re-Vista, 27(2), 727–745. https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-15
Sección
Varía

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