As dimensões da criatividade no contexto da resolução de problemas matemáticos
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo pretende analisar e interpretar as dimensões da criatividade matemática aflorada em alunos do 5o ano de escolaridade, quando envolvidos em tarefas sobre o conceito de área, centradas na resolução de problemas. Optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, no qual são apresentadas ideias fundamentais sobre Criatividade e Resolução de Problemas. Em seguida, a Metodologia de investigação, ressalta como se deu a coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, percebeu-se que o trabalho desenvolvido com os alunos em torno da criatividade proporcionou variadas experiências, ricas e desafiantes, como seja a oportunidade de novas aprendizagens matemáticas, uma boa interação, socialização e discussão das estratégias utilizadas por eles, apoiadas em suas intuições e conhecimentos prévios. Outra percepção é que as dimensões da criatividade foram afloradas, quando estavam a pensar de modos diferentes e de produzirem um bom número de resoluções sobre o problema.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ANDRADE, C.P.; ONUCHIC, L. R. Perspectivas para a Resolução de Problemas no GTERP. In: ONUCHIC, L. R; LEAL JÚNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Orgs.) Perspectivas para a Resolução de Problemas. 1ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 433-466.
AMARAL, N. A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas. 2016. 446 f. Tese (Doutorado em Educação, especialidade de Didática da Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2016.
BOAVIDA, A., PAIVA, A., CEBOLA, G., VALE I., Pimentel, T. A experiência Matemática no Ensino Básico - Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação. 1ª edição. Porto Editora, 1994.
DINIZ, M. I. S. V. et al. A matemática das sete peças do Tangram. São Paulo: IMS-USP, 1995.
GONTIJO, C. H. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Revista Educação e Matemática – Revista da Associação de Professores de Matemática, n. 135, p. 16-20, nov./dez. 2015.
GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do Ensino Médio. 2007. 206 f. Tese (Doutor em Psicologia) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, 2007.
HERMÍNIO, P. H. Matemática financeira - um enfoque de resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UNESP, Rio Claro, São Paulo, 2008.
HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª reimpressão. Instituto Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MORAIS, M. F. Criatividade: Conceitos e desafios. Revista Educação e Matemática – Revista da Associação de Professores de Matemática, n. 135, p. 3-7, nov./dez. 2015.
ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, jan./jun. 2013.
ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999, p. 199-218.
PINHEIRO, S.; VALE, I. Formulação de Problemas e criatividade na aula de matemática. In: Fernandes, J. A., Martinho, M. H., Tinoco, J., Viseu, F. (Orgs.) (2013). Actas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. APM & CIEd da Universidade do Minho.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SILVER, E. Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problem posing. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v. 29, n. 3, p. 75-80, 1997.
TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. p. 271-275/316-318.
VALE, I. Resolução de Problemas uma tema em contínua discussão: vantagens das resoluções visuais. In: ONUCHIC, L.R; LEAL JÚNIOR, L.C.; PIRONEL, M. (Orgs.) Perspectivas para a Resolução de Problemas. 1ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 131-162
VALE, I. A criatividade na (re)soluções visuais de problemas. Revista Educação e Matemática – Revista da Associação de Professores de Matemática, n. 135, p. 9-15, nov./dez. 2015.
VALE, I.; PIMENTEL, T. Raciocinar com padrões figurativos. In: Domingos, A. et al. (Eds.) Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio matemático, pp. 205-222. Penhas de Saúde:SPIEM.
VALE, I. As Tarefas de Padrões na Aula de Matemática: Um Desafio para Professores e Alunos. Interações, v. 8, n. 20, p. 181-207, 2012
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo H. Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIEIRA, G.; ALLEVATO, N. V. Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para aprendizagem matemática. Quadrante. Vol 25. n. 1, p. 113-131, 2016.