A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso, LUDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1986.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional.Brasília, Liber Livro Editora Ltda, 2005.
AMATO, Mirian, apud GARCIA, Neise Aparecida Rodrigues. A biblioteca na escola.Biblioteca escolar-estrutura e funcionamento, Ipiranga, Loyola, 1989. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr&id=6l1lKdfyvHwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=+livo++biblioteca+escolar+e+professor&ots=FWLOTkLU6t&sig=Dq6KVcJUCIA2Dd_04O_ifXrIMFM#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 10 de janeiro de 2011.
BATISTA, Pollyana Da Silva. Biblioteca escolar no Brasil: um estudo sobre vários aspectos, Brasília, Julho 2009. Disponível em:< http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/643/1/2009_PollyanadaSilvaBatista.pdf>. Acesso em: 17 de março de 2011.
BORGES, Márcia de Freitas Vieira. Inserção da informática no ambiente escolar:inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino, 2012. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/972/958>. Acesso em: 28 de julho de 2013.
DANIELI, Liane Pascoali. Biblioconexões, bate-papo com os escritores e feira do livro:caminhos possíveis para o desenvolvimento do hábito de ler, 2011. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/coloquiointernacional/article/view/1263>. Acesso em 20 de julho de 2013.
FARIA Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Novo dicionário do livro:da escrita ao multimédia. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 1999.
FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GARCIA, Neusa Aparecida R. Biblioteca escolar-estrutura e funcionamento, Ipiranga, Loyola, 1989. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr&id=6l1lKdfyvHwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=+livo++biblioteca+escolar+e+professor&ots=FWLOTkLU6t&sig=Dq6KVcJUCIA2Dd_04O_ifXrIMFM#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 10 de janeiro de 2011.
GUEDES, Mariana Giubertti; FERREIRA, Neillia Barros. A importância da Biblioteca e da Biblioterapia na formação dos internos no Orfanato Lar Rita de Cássia. Brasília, 2008. Disponível em:<http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/650/1/2008_NeiliaFerreira_MarianaGuedes.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2011.
MACEDO, Neusa Dias de.Biblioteca escolar brasileira em debate, da memória profissional a um fórum virtual. (Org.). São Paulo, SENAC, 2005. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr&id=-MdUJtFYBHMC&oi=fnd&pg=PA7&dq=+livo++biblioteca+escolar+e+professor&ots=G7-3vVItQL&sig=p_eOB7YGaFOoKdzti45nvXgWGZo#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 10 de janeiro de 2011.
NEVES, Nathalie Vieira. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental, 2009. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/26/25>. Acesso em 27 de julho de 2013.
PINTO, Andrea Garcia da Silva. Abiblioteca escolar: O hábito da leitura e da pesquisa. Brasília, 2009. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/914/1/2009_Andr%c3%a9aGarciaPinto.pdf.> Acesso em 28 de agosto de 2011.
PINTO, Patrícia de Almeida; BRAGA, Priscila Angélica de Souza. Bibliotecas Escolares e a realidade nos Centros de Ensino Médio do Governo do Distrito Federal, Brasília, 2009. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/923/1/2009_PatriciaPinto_PriscilaBraga.pdf.>.
SANTOS, Ana Maria. A Biblioteca Escolar: Uma nova estrutura de enriquecimento. Disponível em:<http://bam.educarex.es/gestion_contenidos/ficheros/1269%5D16%20Ana%20Santos%20portugues.pdf>. Acesso em 22 de junho de 2011.
VIÑAO, Antonio. Espaços, usos e funções; a localização e disposição física da direção escola na escola graduada. In. BENCOSTTA, Maucus Levy (Org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
ZANELA, Mariluci. O professor e o"laboratório" de informática: navegando nas suas percepções. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007. Disponível em:<http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/11296/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20MARILUCI%20ZANELA.pdf?sequence=1>. Acesso em 14 de julho de 2013.