Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências
Contenido principal del artículo
Resumen
Os programas de formação continuada de professores em museus de ciências permitem uma aproximação do museu com a escola e o estreitamento do relacionamento com os professores. Nesse contexto, o Museu Dica ofereceu o curso “Luz e Vida”, buscando criar um espaço dialógico e promover uma reflexão sobre as práticas. Dessa forma, este trabalho caracterizou o perfil dos professores a partir dos “ciclos de vida” propostas por Huberman (2000) e buscou entender as relações desses professores com o tema, bem como com a proposta dialógica apresentada no curso. No decorrer do curso encontramos dificuldades para o estabelecimento do diálogo, evidenciando a expectativa por uma abordagem transmissiva do conteúdo. Apesar das dificuldades, percebemos o entusiasmo dos professores em relação ao curso.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
BORGES, A. S. Análise da formação continuada dos professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, p. 39-61, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdfAcesso em: 20 abril 2018.
DELIZOICOV, D.;ANGOTTI, J.A. P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1992. 2ª. ed.
FOLLE, A e NASCIMENTO, J. V. Estudos sobre Desenvolvimento Profissional: Da Escolha à Ruptura da Carreira Docente.Revista da Educação Física/UEM, vol. 19, n. 4, p. 605-618, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Extensão ou Comunicação?Tradução Rosika Darcy de Oliveira, 15ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: Nóvoa, A. (Org.) Vida de Professores, 2000, Porto. 2000.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008.
JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B.; MEGID NETO, J.. Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências no Brasil.RevistaElectrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.1,p. 118-136,2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. (org.) Educação em Museus: A Mediação em Foco. Geenf / FEUSP, 2008.
MINASGERAIS. Resolução SEE nº 666, de 07 de abril de 2005. Estabelece os Conteúdos Básicos Comuns a serem obrigatoriamente ensinados pelas unidades de ensino estadual que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Diário Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. 08 abr. 2005. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/%7BA6FF8791-B1D3-4FBB-B4B5-6AFEE169185A%7D_resol0033.pdfAcesso em: 20 abril 2018.
PIETROCOLA, M. P.O; POGIBIN, R. C.;OLIVEIRA, R. C. A.; ROMERO, T. R. L. Física em Contextos: pessoal, social e histórico. V. 3. São Paulo, FTD, 2010.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste. V.10 n.1, p. 9-40, 2008.
SALES, N. L. L. Problematizando o ensino de física moderna e contemporânea na formação continuada de professores: análise das contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para construção da autonomia docente. 2014. 217p (Doutorado) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SILVA A. L. S. e SANTOS, S. M. Um Curso de Física para Professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, ano 10, v. 10, n. 20(10), 2017.
VALENTE, M. E., CAZELLI, S. e ALVES, F.: Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde–Manguinhos, vol. 12 (suplemento), p. 183-203, 2005.