O papel do pedagogo: reflexões com base em observações sobre as funções não docentes /The role of the pedagogue: reflections from the notes on non-teaching duties
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo enfoca os resultados de uma investigação sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada em escolas públicas de dois municípios do oeste paranaense. Nesta investigação, analisaram-se a legislação vigente e os debates atuais sobre a atividade profissional de pedagogos e/ou coordenadores pedagógicos em tarefas de gestão escolar. As entrevistas realizadas incluíram: uma coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico de Pessoas Cegas e Visão Reduzida (CAP) do Município de Cascavel/ PR; coordenadoras de quatro escolas municipais de diferentes regiões de Cascavel/PR, uma de cada escola; uma coordenadora de uma escola municipal de Cafelândia/PR. Os resultados apontaram a ampla atuação do pedagogo nas funções não docentes, revelando um conjunto de ações que superam seu campo de atuação e interferem no seu planejamen- to diário, trazendo consequências negativas para o desempenho desse profissional.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
AGUIAR, M. A. S. et. al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade. Campinas: v. 25, n. 27 – especial p. 819-842, out. 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei n. 9.396, de Janeiro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ldb_parte01.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013.
_____. Parecer n. 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Brasília. 1962. Disponível em: <http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/EC13.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2013.
BRZEZINSKI, Í. Pedagogia, pedagogos e formação de professores – busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
_____. (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CASCAVEL. Secretaria de Administração. Manual de Cargos. Decreto n.º 9.787/2011. Cascavel, 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: <http://www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/manual-de-cargos.pdf>. Acesso em: 12 dez 2012.
DALBEN, Â. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.
_____. Conselho de Classe e avaliação - perspectivas na gestão pedagógica da escola 3ª ed. Campinas: Papirus, 2006. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
FLEMING, S. F. Manual para elaboração de trabalhos científicos, redação oficial e comercial. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério. 2° grau. Série formação de professor).
_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
_____. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas. v. 27. n. 96 – Especial. p. 843-876. Out. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2012.
______. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, E. F. Formação de Professores: Passado, Presente e Futuro: O Curso de Pedagogia. In MACIEL, L. S. B.; SHIGUNOV, N. A. (Org.). Formação de Professores: Passado, Presente e Futuro. São Paulo, Cortez, 2004.
MIZIARA, L. A. S. Os profissionais da Educação e a conquista de um tempo não tarefeiro. Revista Interfaces da Educação. Paraíba, v. 3, n. 7 (3), p. 99-106, 2012. Disponível em: <http://periodicos.uems.br/novo/index.php/interfaces/article/view/ 2889>. Acesso em: 6 mar 2013.
MULLER, S. S. O conselho de classe como possibilidade de discussão e organização do trabalho pedagógico.
Universidade do Paraná (UNOPAR). 2008.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação (SEED). Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusos. Curitiba, 2006. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/diretrizes/dce_edespecial.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2013.
PIMENTA, F. G. Pedagogia e Pedagogos. Caminhos e perspectivas. São Paulo; Cortez, 2002.
PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. Aspectos históricos do curso de pedagogia e a atuação do pedagogo no ensino de Ciências. In: MALACARNE, V. et. al. (Org.). Rotinas da escola, rotinas de professor. Curitiba: PR, Editora CRV, 2014. p. 123-134.
SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SOMACAL, C. M. Professor pedagogo: que profissional é este? Florianópolis-SC: 2010. p. 175. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. da. A multidimensionalidade da docência na educação superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba. v.12, n.35, p. 33-50, 2012. Disponível em: . Acesso em 30 set. 2012.
VILA, M. F.; SANTOS, S. A.O papel do pedagogo e a organização do trabalho na escola. 2007. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/641-4.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012.