Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education

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Patrícia Lima Martins Pederiva
Stefany Caroline Melo Silva

Resumen

O presente trabalho analisa o problema das chamadas “dificuldades de aprendizagem”, que adentraram as nossas salas de aula e, desde sua origem, assim como a medicalização, passaram a fazer parte das nossas vidas. Analisa também o que os rótulos causam na vida de pessoas com algum tipo de deficiência, e discute como o professor pode trabalhar as potencialidades dos educandos visando ao seu desenvolvimento integral, que é o objetivo do artigo. Para isso, utiliza Vigotski como principal referencial, entre outros. A pesquisa possui caráter qualitativo e usou a observação participante como instrumento metodológico em uma escola da rede pública de Brasília.

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Cómo citar
Pederiva, P. L. M. ., & Silva, S. C. M. . (2015). Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education. Ensino Em Re-Vista, 25–34. https://doi.org/10.14393/ER-v22n1a2015-4
Sección
Artículos

Citas

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