Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho analisa o problema das chamadas “dificuldades de aprendizagem”, que adentraram as nossas salas de aula e, desde sua origem, assim como a medicalização, passaram a fazer parte das nossas vidas. Analisa também o que os rótulos causam na vida de pessoas com algum tipo de deficiência, e discute como o professor pode trabalhar as potencialidades dos educandos visando ao seu desenvolvimento integral, que é o objetivo do artigo. Para isso, utiliza Vigotski como principal referencial, entre outros. A pesquisa possui caráter qualitativo e usou a observação participante como instrumento metodológico em uma escola da rede pública de Brasília.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
BARTHOLO Jr., R.; TACCA, M. C. V. R.; TUNES, E. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento. Brasília: SEESP/MEC, 2006.
CAMPOS, P. M. X. Deficiência e preconceito: a visão do deficiente. Brasília, 2008. Dissertação (mest.) Universidade de Brasília.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico – A patologização da educação. Série Idéias. nº 23. São Paulo: FDE, 1994, p. 25-31.
LA BOÉTIE, E. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo, Brasiliense, 2001.
COELHO, C.M. Sujeito, Linguagem e Aprendizagem. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; TACCA. M.C.V.R. (Orgs). A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior, Campinas, SP: Ed. Alínea, 2009, cap. 2.
MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
NUNES, A. I. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem – processos, teorias e contextos. Fortaleza: Liber Livros, 2009.
RAAD, I. L. F. Deficiência como iatrogênese – A medicina, a família e a escola como cúmplices no processo de adoecimento. Brasília, 2007. Dissertação. Universidade de Brasília.
RANCIÈRE, J. O Mestre Ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
TUNES, E. Preconceito, inclusão e deficiência – o preconceito no limiar da deficiência. In: TUNES & BARTHOLO (Orgs.) Nos Limites da Ação: Preconceito, Inclusão e Deficiência. São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2007.
TUNES, E.; BARTHOLO Jr., R. Dois Sentidos do Aprender. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; TACCA. M.C.V.R. (Orgs). A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior, Campinas, SP: Ed. Alínea, 2009, p.11-29.
VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano, 2003.
VIGOTSKI, L.S. Obras escogidas V. Fundamentos de defectologia. Madrid, Visor, 1997.
________. Psicologia pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
WERNER, J. J.A medicalização da vida do deficiente como barreira para a inclusão social. In: TUNES, E.; BARTHOLO, R. Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUFSCar, 2007.